Por: Geraldo Maia do Nascimento
A 27 de abril de 1890 o farmacêutico Jerônimo Rosado requer a Câmara Municipal de Mossoró/RN licença para instalar uma farmácia e drogaria na Rua do Graff, atual Rua Almeida Castro, no centro de Mossoró.
Fonte: jotaemeshon-saaguarn.blogspot.com
Começava assim uma empresa que por 40 anos atendeu aos anseios de uma população carente, que na área de saúde era capitaneada pelo Dr. Almeida Castro, médico e político em Mossoró.
Em 1897 o Almanak do Rio Grande do Norte, que era impresso em Natal, anunciava os produtos desenvolvidos pela Farmácia e Drogaria Rosado nas cidades de Mossoró, Natal, Recife e Fortaleza, informando que todos os produtos eram na base da flora indígena. Eram licores, vinhos, elixis, etc. Depois surgiram: Viperina, fórmula do Dr. Almeida Castro e Jerônimo Rosado, que era um antídoto do veneno de cobras e o Antinevrálgico Rosado, que se tornou popularíssimo.
Jerônimo Rosado recebeu a medalha de ouro na exposição nacional de 1908 pelos preparados Antinevrálgico, Viperina, Peitoral de Joatonka, Licor de Alcatrão e Jatany e Elixir Anti-Asthmatico.
O elixir Antisezonático fora licenciado pela Inspetoria de Higiene do Estado do Rio Grande do Norte em 12 de novembro de 1895 e, por despacho da mesma entidade, mudada a denominação para Antinevrálgico. Na Exposição Internacional de 1922, com os mesmos preparados, obteve menção honrosa. Tanto a Exposição Nacional quanto a Internacional aconteceram no Rio de Janeiro.
Todos os direitos reservados
É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.
Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento
Fonte:
http://www.blogdogemaia.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário