Por: Manoel Severo
Manoel Severo e Danielle Esmeraldo
Uma das grandes dificuldades para definir o roteiro da Caravana Cariri Cangaço, foi estabelecer a ordem de prioridade para as cidades a serem visitadas; a partir do responsável pelo planejamento geográfico e deslocamento;
Manoel Severo, Aderbal Nogueira, Paulo Gastão e Antonio Vilela
Aderbal Nogueira; se pensou em contemplar um pouco dos tempos áureos do começo da vida cangaceira de Virgulino Ferreira, em sua Pernambuco de origem e um pouco de seu apogeu do segundo reinado, em terras baianas, sergipanas e alagoanas, sem esquecer os momentos marcantes vividos no Cariri do Ceará e ainda abraçar um dos últimos remanescentes do ciclo; ex-cangaceiro Candeeiro, em sua Buíque.
Ex-cangaceiro Candeeiro, por Marcio Vasconcelos
Vamos a algumas cidades a serem visitadas: De Fortaleza, saindo na manhã de sábado, dia 18, direto a São José do Belmonte e um dos primeiros episódios de um Lampião já chefe de Bando, a morte de Gonzaga; dali até a inigualável e bela Triunfo, berço do lugar tenente,
Luiz Pedro do Retiro, a Casa das Almas: Metade em Pernambuco, Triunfo e metade na Paraíba, Princesa, do grande Coronel Zé Pereira e de Marcolino Diniz. Ali será uma grande satisfação rever os amigos, Diana Lopes, André Vasconcelos e Assis Timóteo.
Casa das Almas, em Triunfo
Descendo a serra partiremos sem demora; passando em Custódia e depois Arco Verde; até a visita a Candeeiro em Buique; o primeiro dia está concluido. Na manhã do segundo dia, 19, domingo de carnaval, Paulo Afonso; não sem antes passar em Mata Grande, Pariconhas e Agua Branca.
Aristéia e João de Sousa Lima
O ataque dos filhos de Zé Ferreira com os Porcino em Pariconhas e o ataque ao Casarão da Baronesa de Água Branca, serão com certeza visitas obrigatórias, antes de trazer para a Caravana Cariri Cangaço, nosso novo guia: João de Sousa Lima.
Casarão da Baronesa de Água Branca
Paulo Afonso será nossa base por três dias, de 20 a 22, segunda e terça de carnaval a folia será em plena caatinga: As terras da Malhada da Caiçara, berço de Maria Bonita; Casa de dona Generosa, Serra do Umbuzeiro, Lagoa do Mel; onde morreu Ezequiel, irmão do Rei do Cangaço, Casa de Lídia, Serra do Peito de Moça, entre tantos outros cenários importantes do cangaço lampiônico.
De Paulo Afonso a Jeremoabo, emblemática sede de volantes e local onde ocorreram as famosas "entregas". Na terra onde morou o mais famoso caçador de cangaceiros:
De Paulo Afonso a Jeremoabo, emblemática sede de volantes e local onde ocorreram as famosas "entregas". Na terra onde morou o mais famoso caçador de cangaceiros:
Zé Rufino, vamos encontrar o ex-volante Inácio Ferreira, um dos últimos remanescentes das tropas que combateram os cangaceiros; passaremos tembém por Cana Brava e Malhada Grande até retornar a Paulo Afonso para na manhã seguinte, dia 21, sob as ordens do
Decano Alcino Alves Costa, Caipira de Poço Redondo; voltarmos ao estado de Alagoas e Sergipe e as terras entre Poço Redondo e Canindé do São Francisco, região que juntamente com Paulo Afonso destinou o maior número de membros às hostes cangaceiras. Não sem antes passarmos em Delmiro Gouveia, Olho d'Agua do Casado e a maravilhosa Piranhas. Lugares emblemáricos como Fazenda Patos, Maranduba, Monte Alegre, Lagoa da Serra, entre tantos outros estarão fazendo parte de nosso roteiro.
Fazenda Maranduba
Encerrada a saga por terras baianas, sergipanas e alagoanas, retornaremos dia 22, quarta de cinzas, por Floreta do Navio, Nazaré do Pico e Serra Talhada, berço de Virgulino Ferreira. A Fazenda Poço do Nego será parada obrigatória no famoso solo dos "encardidos nazarenos". Dali ao nosso Cariri, quando novamente teremos presença marcante nos municípios de Milagres; onde visitaremos o famoso Fogo do Coité, onde Padre Lacerda segurou fogo cerrado contra
Sinhô Pereira - sentado e Luiz Padre
Sinhô Pereira, por falar em Sinhô Pereira, a fazenda do Major Zé Inácio do Barro també será parada obrigatória, como também as terras do Coxá, onde em Aurora se deu o Fogo do Taveira; ali sem dúvidas o comando será de
Bosco André,
Antonio Amaury e Sousa Neto
Sousa Neto e nosso Conselheiro Zé Cícero.
Esse é o roteiro da Caravana Cariri Cangaço-GECC , Desafio de Carnaval; tudo sobre a Caravana Cariri Cangaço-GECC, você fica sabendo aqui no www.cariricangaco.com
Manoel Severo
Extraído do "Cariri Cangaço"
http://cariricangaco.blogspot.com
Caro Mendes: Este roteiro traçado pelo grande cangaceirólogo Manoel Severo, postado por você e que foi percorrido por ilustres conhecedores da história do cangaço, foi sem dúvida um dos melhores eventos do Sertão Nordestino. É como sempre lhe digo: O povo Nordestino quando abraça uma causa, segura com firmeza, e foi assim que os corajosos jovens sertanejos - muitos deles sofrendo injustiças, ingressaram no cangaço, talvez por revolta.
ResponderExcluirGrato e um abraço,
Antonio Oliveira - Serrinha-Ba.