Seguidores

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Lampião em Nossa Senhora da Glória, no Estado de Sergipe

Por: Juarez Conrado

Em 1929 Lampião visitou o município de Nossa Senhora da Glória. Nesse dia, Lampião chegou a uma roça, onde antes do almoço servido ao seu bando, solicitou "um golinho de conhaque" para matar o verme. Descontrolada com a presença daqueles facínoras, a dona da casa, chamada Chica da Roça, disse que naquele momento era impossível adquirir o conhaque, pois não dispunha de dinheiro. 

Lampião não ficou zangado, apenas deu-lhe uma certa quantia de dinheiro, dizendo-lhe que ela adquirisse. E assim foi feito. Ela comprou o conhaque e guardou, esperando o retorno do facínora. Porém os seus familiares baldearam o coreto, aconselhando-a que envenenasse a bebida.

Ao retornar ao local, pouco tempo depois, Lampião mostrou-se ao ver a presteza da mulher, que antes mesmo fosse solicitada, colocou a bebida sobre a mesa. 

Mas uma das filhas da mulher, não se sabe o porquê, revelou tudo ao bandido. Apoderado de ódio, Lampião resolveu castigar severamente a infiel coiteira, porém sem matá-la. Obrigou-a a despir-se e, com algumas vergastadas nas costas aplicadas por Cainaro e Zabelê, fê-la subir em alguns pés de mandacaru, cheios de espinhos. Foi a única violência praticada em Glória pelo governador do sertão.

Extraído do livro:
Lampião assaltos e morte em Sergipe.
Autor: Juarez Conrado
Página: 149
Aracaju - Sergipe - 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário