Seguidores

domingo, 23 de outubro de 2016

FESTA DE SÃO SEVERINO BISPO 2016 em NOVA FLORESTA - PB

Por Antônio Kydelmir Dantas de Oliveira

Histórico: SEVERINO era um cidadão romano e rico, que doou seus bens aos pobres e foi viver no deserto do Egito, em oração; logo depois, atendendo a um ‘chamado de Deus’ foi evangelizar os descrentes no Vale do Rio Danúbio. Construiu várias igrejas e evangelizou grande parte da Áustria e da Bavária. Para sua canonização foi ouvido o relato de Eugippius sobre o corpo de São Severino, Bispo de Norticum, morto em 482 d.C., diz que “Seis anos após sua morte, o corpo foi encontrado incorrupto.” 


Na Liturgia da Igreja, às vezes ele é mostrado afastando os gafanhotos; às vezes com um ramo de cereal ou trigo; às vezes com uma armadura lembrando que repeliu os bárbaros. 


No Brasil existe um Santuário em homenagem a São Severino, nas terras do antigo Engenho Ramos, na cidade de Paudalho – PE. O Santuário é na Capela de Nossa Senhora da Luz, hoje mais conhecida como Igreja de São Severino. Existe uma imagem que teria sido trazida de Roma por um filho da então proprietária do engenho. É tratado simplesmente como São Severino, ou como “São Severino do Ramo”, em virtude do nome do engenho, ou ainda “São Severino dos Ramos”. Esta confusão levou a que o grande dia de romaria seja no Domingo de Ramos, e não no dia 08 de janeiro.

Em Nova Floresta - PB o dia 20 de Outubro é dedicado ao nosso Padroeiro, SÃO SEVERINO BISPO. Sua imagem veio para a Capela a ele dedicada por doação do Sr Felinto Florentino de Azevedo, sendo celebrada a primeira missa na capela a ele dedicado no dia 21 de novembro de 1936.

As fotos abaixo são da mesma imagem em momentos distintos e pertencem ao acervo deste pesquisador.

Antônio Kydelmir Dantas de Oliveira. Poeta. Escritor. Engenheiro Agrônomo. Funcionário da PETROBRAS S. A. Natural de Nova Floresta - PB.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário