Seguidores

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

JOIAS DO REI DO CANGAÇO E DA RAINHA DO CANGAÇO.

Do acervo do pesquisador/historiador Guilherme Machado
(Foto do livro estética do cangaço)

Anéis em ouro maciço, com gravuras do nome do rei do cangaço e sua mulher Maria Bonita. Ver gravura no anel central (VFS) "Virgolino Ferreira da Silva" em ouro maciço 18 quilates e lapidado.


Lampião acreditava, ainda, que alguns desses símbolos conseguiam blindar seus homens contra os maus espíritos. O lenço e os adornos de Maria Bonita, por exemplo, eram feitos de seda inglesa, e os enfeites fabricados com ouro, joias, obviamente, roubadas, que continham, inclusive, pedras preciosas.

Como curiosidade, desejo lembrar que o rei do cangaço morreu aos quarenta anos, em 1938, junto com sua fiel companheira. Os dois e mais nove homens do bando foram decapitados e suas cabeças expostas como troféus pela polícia nas escadarias da Igreja de Piranhas, em Alagoas. Neste local foram fotografados ao lado dos objetos preciosos do grupo, além de espingardas, cartucheiras etc.

O interessante é que, além dessas armas, havia duas máquinas de costura, marca Singer, na época, sonho de muitas famílias que não as possuíam. Lampião, para onde ia, levava consigo essas duas “ferramentas”, de vez que, ao contrário de ser cangaceiro, se houvesse sido costureiro, principalmente de objetos de couro, certamente teria uma carreira brilhante.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1091275870976337&set=gm.1470484466298000&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário