Seguidores

sexta-feira, 28 de julho de 2017

LAMPIÃO FOI ABATIDO EM 28 DE JULHO DE 1938

Por Narciso Dias

Há 79 anos, findava a carreira criminosa de Virgolino Ferreira da Silva, Lampião, onde foi localizado e executado com mais dez cangaceiros pela volante comandada pelo Tenente João Bezerra da PMAL, no dia 28/07/1938, na grota do angico no município de Poço Redondo-SE. 

Tenente João Bezerra da Silva

Por quase 20 anos promoveu o terror, o ódio e diversas tipificações de crimes em sete Estados da região Nordeste. Mesmo assim foi capaz de causar admiração em pessoas que por falta de informação ou medo, acreditavam que Lampião tinha propósitos ideológicos no sentido de transformar a vida dos desvalidos nos mais longínquos rincões da região Nordeste, achando que ele se opunha ao governo e ao coronelismo que politicamente eram quem davam às cartas até meados do século XX, Lampião é estudado até hoje e reconhecido pelos pesquisadores como o maior cangaceiro de todos os tempos, em nenhuma pesquisa outro cangaceiro se igualhou a Virgolino, pois foi sem dúvida o mais arisco, estrategista e firme na posição de comando perante os seus subordinados. 


Virgolino Ferreira da Silva foi, é e sempre será objeto de estudo aos que pesquisam sobre esse modelo de banditismo rural que foi o fenômeno do cangaço.

Facebook
Lampião, Cangaço e Nordeste
Narciso Dias (administrador)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário