Seguidores

sexta-feira, 28 de julho de 2017

VIAGEM CULTURAL- QUARTA ETAPA -MISSA DO VAQUEIRO

Por Benedito Vasconcelos Mendes

Assistimos, hoje, dia 23, terceiro domingo de julho, em Serrita-PE, a quadragésima sétima Missa do vaqueiro. Em 1970 o Padre João Câncio dos Santos oficializou a primeira Missa em sufrágio da alma do exímio vaqueiro Raimundo Jacó, morto em 1955 com uma pedrada na cabeça, jogada por um outro vaqueiro. 


Com a trágica morte, ele transformou-se em mito e milagreiro e o local onde ele foi morto e sepultado passou a receber romarias de católicos que iam pagar promessas por graças alcançadas. O vaqueiro Raimundo Jacó era primo de Luis Gonzaga, o Rei do Baião. O famoso Cordelista Pedro Bandeira e Luis Gonzaga ajudaram o Padre João Câncio a organizar a primeira missa. Atualmente a Missa do vaqueiro é a maior atração turística do interior de Pernambuco. Raimundo Jacó, por sua habilidade e coragem, transformou-se no vaqueiro símbolo do Sertão nordestino e exemplo de destemor e destreza no manejo do gado na caatinga espinhenta. 


A missa de hoje foi celebrada pelo Bispo da Diocese, com a participação de quase uma dezena de Padres e contou com grande número de vaqueiros vestidos em seus gibões, que deu uma beleza especial ao evento. 


O local da morte de Raimundo Jacó foi transformado no Parque Estadual João Câncio, que tem forma de ferradura e o altar fica na frente do túmulo de Jacó. Ao lado do túmulo tem um monumento em homenagem ao Padre João Câncio. Próximo da entrada do parque tem uma escultura de um vaqueiro montado em seu cavalo.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.con

Nenhum comentário:

Postar um comentário