Seguidores

domingo, 2 de julho de 2017

LEGADO DO SÍRIO BENJAMIM ABRAÃO BOTO

Por Geziel Moura

Provavelmente, uma das personalidades mais influentes da historiografia do cangaço, foi o Sírio Benjamin Abrahão Botto, aliás suas imagens, do cotidiano de Lampião e seus cabras que ele capturou, nos anos de 1936/1937 com total exclusividade, ainda hoje, inspiram historiadores, pesquisadores, cineastas e estudiosos do cangaço lampiônico.

Até a autoria original de sua arte é usualmente apagada em nossos dias, substituídas por novos autores em suas perspectivas modernas. De fato, Botto revolucionou e deixou um legado sem precedentes de imagens do cangaço.

Nessa direção, Benjamin Abrahão ocupou diversos lugares: Comerciante, secretário de Padre Cícero, Fotógrafo e cinegrafista amador, embusteiro, amante de mulheres casadas, e sem dúvida um gênio do "marketing" fotográfico. 

Assim, com tais atributos, conseguiu convencer, romeiros, cangaceiros, beatos, coronéis, empresários, editores de revistas e jornais, o sacerdote máximo do nordeste e o rei do cangaço, todos renderam obediência e respeito a Benjamin Abrahão Botto.


https://www.facebook.com/search/top/?q=historiografia%20do%20canga%C3%A7o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário