Seguidores

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

ANTONIO MATILDE TIO DOS FERREIRAS O BIGODE DE ARAME

Por José Mendes Pereira
O famoso seguidor de Luiz Gonzaga o Pedro Motta Popoff cordelista e cantor

José Bezerra Lima Irmão escritor e pesquisador do cangaço diz em seu livro "Lampião a Raposa das Caatingas" que Antonio Ferreira Lima, pai de José Ferreira, sendo este último pai de Virgolino Ferreira da Silva depois de se casar com dona Maria Chaga que residia na região de Medeia atual Jatiúca, resolveu ir morar próximo à vila de São Francisco.

Em um dia de feira, por destino ou outra coisa semelhante, Antonio Ferreira conheceu uma moça de olhos azuis e de madeixas ruivas, com nome de mulher guerreira Matilde. Esta jovem era filha de um fazendeiro chamado Ambrósio, que residia na região do Poço do Negro. 

Os dois, possivelmente, apaixonaram-se, e deram início a um namoro, e através dos aconchegos, Antonio Ferreira não quis deixar quieto a maçã da Matilde que guardava debaixo da saia, engravidando-a, e meses depois, ela pariu um filho a quem deu-lhe o nome de Antonio José Ferreira, mas ele viveu toda a sua vida conhecido como Antonio de Matilde ou Antonio Matilde. Mesmo sendo filho bastardo, era considerado por todos os seus familiares (Ferreira) como filho legítimo. 

Sua mãe fazia parte da família do fora-da-lei Cassimiro Honório grande chefe de jagunços lá pela região do Navio, e era parente também do coronel Ângelo da Jia e com José de Sousa duas pessoas famosas daquelas paragens.

Quando garoto Antonio de Matilde foi criado por um senhor de nome Manoel Pereira de Sá Maranhão conhecido na região por Neco Maranhão, da famosa e poderosa família Pereira.

O Antonio Matilde teve sorte, tornou-se proprietário por herança, de parte da Fazenda Barreiros, lá na região do Poço do Negro. Fez matrimônio com uma jovem de nome Antonia Marinho, e do casal, nasceu um filho chamado Cícero.

O mais importante é que Antonio Matilde tornou-se autoridade por ser austero e integro, foi nomeado inspetor do quarteirão pelo juiz de Floresta. 

Segundo o escritor José Bezerra Lima Irmão Antonio Matilde era sarará e de um metro e setenta. Diz que os malfeitores temiam-no muito esta autoridade, e ganhou o apelido de Bigode de Arame.

Amigo leitor, se você ainda não conseguiu adquirir o "Raposa das Caatingas" entre em contato com Francisco Pereira Lima lá da cidade de Cajazeiras no Estado da Paraíba através deste e-mail: franpelima@bol.com.br

Uma obra completa sobre cangaço, principalmente sobre Maria Bonita, Lampião e seus familiares.

Fonte de Pesquisa: "Lampião a Raposa das Caatingas"
Pagina: 87
Autor: José Bezerra Lima Irmão
Ano de publicação: 2014
Salvador - Bahia.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário