Seguidores

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

FERREIRA VS FLOR :

Por Helton Araújo

  1. A imagem pode conter: 9 pessoas, chapéu e texto

Sem dúvidas Pernambuco foi um celeiro de grandes guerreiros, você pode até achar o lado A correto ou o lado B, porém sem parcialidade, temos que falar que tanto para o lado dos cangaceiros como das volantes, Pernambuco deu homens extremamente corajosos, fortes e infelizmente cruéis !

Não podemos deixar de destacar duas famílias que lutaram em lados opostos, travando uma das maiores rivalidades da história do cangaço. Me refiro às familias Ferreira, e Souza /Ferraz/Nogueira ( os Flor ).

De Vila Bela atual Serra Talhada, a família chefiada por José Ferreira teve quatro filhos que se destacaram no mundo sangrento do cangaço, por outro lado a família de João de Souza Nogueira, patriarca dos Flor, teve também filhos que combaterem incansavelmente o banditismo da época. Nazaré do Pico que pertence a Floresta é sem dúvidas a terra que mais se destacou no combate ao cangaço.

Aquela rixa que se iniciou em Nazaré, entre as famílias se alongaria por muitos anos, tornando-se questão de honra, e de ódio mortal por ambos os lados. As coincidências entre as famílias não iriam só de encontro a coragem dos envolvidos, passava mor muito mais ...

Euclides Flor, o mais velho dos irmãos Flor, era um especialista em combates e por anos perseguiu Lampião e seus comandados.

Antônio Ferreira vulgo Esperança era o mais temido dos Ferreira, homem extremamente friu e cruel, cheio de ódio no coração.

Manoel Flor, o segundo dos irmãos Flor, era companheiro de persiga de Euclides, ambos se completavam, tinha uma noção gigantesca do terreno que andará e combatera.

Livino Ferreira vulgo Vassoura, o segundo dos Ferreira, era cruel e impulsivo, sua coragem beirava a loucura.

Odilon Flor, talvez o mais perigoso dos Flor, incansável na persiga, sua coragem se compara a de Livino, pois não media limites, beirava a insanidade.

Virgolino Ferreira vulgo Lampião, a mente mais pensante do sertão, o mais hábil em liderar, o rei do cangaço. De fato ninguém foi maior que Lampião.

Luiz Flor, jovem cheio de gana, aprendeu com os irmãos os ofícios de guerra e herdou o ódio de família por Lampião e seus comandados. Substituiu o quarto irmão dos Flor, Idelfonso, morto por Lampião e seu bando.

Ezequiel Ferreira vulgo Ponto Fino, não resistiu as perseguições a sua família devido a vida que seus irmãos levavam. Era ágil, ótimo de mira, talvez dai seu vulgo.

Os Flor tiverem além de Idelfonso, outros irmãos em combate ao banditismo, Américo e Hidelbrando.

As famílias Ferreira e Flor tiveram de cada lado um homem que não pegou em armas, pelo lado dos Nazarenos Valdemar de Souza Ferraz e pelo lado dos Ferreira, João Ferreira que ficará a cuidar das irmãs.

Bem, o fim dessa rivalidade todos sabem, Lampião por inúmeras vezes venceu os Nazarenos, os Flor tiveram a frustação de não matarem Virgolino, que perderia sua vida para a volante do inexpressivel João Bezerra.

Euclides, Manoel, Odilon, Luiz e seus outros irmãos sobreviveram a sangrenta guerra do cangaço, diferente de Antônio, Livino, Virgolino e Ezequiel que perderam suas vidas durante o ciclo da era lampionica....

Por Helton Araújo

Edição : Helton Araújo

(TEXTO NA PAGINA DE HILDEGARDO LUNA FERRAZ NOGUEIRA, FILHO DO BRAVO HILDEBRANDO DE SOUZA NOGUEIRA, JUNTO OCM OS IRMÃOS, ENFRENTARAM DESTEMIDAMENTE LAMPIAO E O BANDO, CONHECIDOS POR "OS FLORS").

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=757072461525704&set=gm.613803472663707&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário