Por Josevaldo Matos
Lampião deixou se fotografar nesse local...
A cidade de Ribeira do Pombal originou-se de uma aldeia indígena dos Quiriris. Buscando divulgar o cristianismo, os padres jesuítas João de Barros e Jacob Roland chegaram ao local, em 1667, para catequizar os índios e ergueram a capela de Santa Teresa. Com a devoção à santa e devido a uma vasta vegetação bastante peculiar na região, o município passa inicialmente a se chamar Canabrava de Santa Teresa de Jesus dos Quiriris.
Situada no roteiro daqueles que se dirigiam ao rio São Francisco, ficou famosa por servir de pouso para viandantes e em 1758, o vice-rei d. Marcos de Noronha e Brito, 6º conde dos Arcos, sendo parente por afinidade do citado primeiro-ministro do reino, decide por carta régia do dia 8 de maio do mesmo ano, o fim de todos os aldeamentos. Com isso, o local é elevado a vila e sede de conselho com a designação de Pombal. No mesmo ano, a vila passa a ser município tendo sido instalado nesse mesmo ano pelo ouvidor de Sergipe, Miguel de Aires Lôbo de Carvalho.
https://www.youtube.com/watch?v=syjF1ssgD8g
Em 1931, Ribeira do Pombal chegou a ser integrado ao município de Cipó como uma subprefeitura, mas, foi restaurado em 1933 com a designação atual, obtida pelo decreto da Lei Federal nº 311, art 10º, o qual determinava que não poderia haver mais de um município ou vila no país com o mesma denominação. Com isto Pombal passa a se chamar oficialmente Ribeira do Pombal 1938.
Nas ilustrações: Vista panorâmica da Praça Getúlio Vargas; Antigo Cemitério; Sobrado dos Brittos.
FONTE DO
TEXTO: http://www.ribeiradopombal.ba.io.org.br/historia….
@ Pombal,
Bahia, Brazil
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3725485087484273&set=a.268323093200507&type=3&theater&ifg=1
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário