Seguidores

terça-feira, 17 de agosto de 2021

“CASAMENTO DE VIRGÍNIA, FILHA DO MAJOR ZÉ INÁCIO DO BARRO COM O PERRERÃO".

Por LUÍS BENTO - JATI 17/08/21/.

Em pleno apogeu da sua vida Cangaceira, major Zé Inácio casou a filha "Virgínia Amélia de Sousa Pereira com José Simplício Perreira da Silva, o Perrerão", que após o casamento, residiram por longas datas na fazenda Malhada Grande no município de São José do Belmonte-Pe, divisa com JATI- Ce. O major convidou todos os coronéis do Cariri para a festa nupcial. O coronel Franco Neves de Jardim foi convidado, deslocando-se a cavalo para o Barro.

Posteriormente, o coronel Franco Neves contou aos filhos a aventura que foi aquela festa, chovendo a noite toda, com trovões e relâmpagos, iniciando-se a noite com um raio fulminando uma frondosa árvore da frente da casa. Foi um "Deus nos acuda", com gente correndo, gente chorando e gente ligeiramente ferida! Assim, a estrela daquela noite de bodas não foi a noiva, mas a trovoada. Nos cantos da casa o povo comentava baixinho, achando que era castigo de Deus contra o "major-cangaceiro-coiteiro", que tinha grandes pecados a reparar.

É o caso de se dizer: "Tal vida, tal morte". O major Zé Inácio do barro, de tão macabra crônica do Cariri, morreu como viveu, violentamente, Sim. TAL VIDA, TAL MORTE.

OBS: José Simplício Pereira da Silva, " o Perrerão ", era pai de José Pereira de Souza, popularmente conhecido por todos os Jatiense por: " ZÉ PEREIRA ".

Fonte: Napoleão Tavares Neves

Cariri: Cangaço, Coiteiros e Adjacências. Pág 86.

https://www.facebook.com/luis.bento.39142/posts/1007456573352394

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário