Por José Mendes Pereira
Dona Francisca da Silva Tavares é a viúva de Antonio Luiz Tavares, ex-cangaceiro Asa Branca, do bando de Lampião, e reside em Mossoró desde muitos anos. Inclusive, quando o Asa Branca faleceu, ele morava em Mossoró.
Ela é a segunda esposa do cangaceiro. Natural de Brejo do Cruz, no Estado da Paraíba. Nasceu no dia 21 de novembro de 1937. Filha de Máximo Batista de Araújo e de Dona Severina Guilhermina Silva, ambos paraibanos.
O casamento do Asa Branca com dona Francisca da Silva Tavares só aconteceu dezessete anos, depois que ambos já viviam juntos.
No ano de 1954 dona Francisca já era casada e mãe de um filho. Mas nesse período, ela contraiu uma doença, ficando por alguns meses sem andar. Procurando recursos para se livrar da maldita doença que ora a perseguia, soube que na região havia um curandeiro, já de idade. Não foi tão difícil, pois dias depois o curandeiro fazia as curas ao pé de sua cama. O tempo foi se passando, finalmente dona Francisca se livrou da desconhecida doença.
Com aquele contato de reza vai e reza vem, os dois se apaixonaram. E no ano de 1955, resolveu abandonar o seu marido, e um filho de sete meses, fugindo com o curandeiro, cujo destino de apoio, Mossoró.
Mas veja bem leitor, quem era o curador. Antonio Luiz Tavares, o ex-cangaceiro "Asa Branca", que deve ter aprendido as milagrosas rezas com o seu ex-comandante, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Nesse período ela tinha 17 anos, e o cangaceiro Asa Branca já passava dos 50 anos.
Dona Francisca da Silva reside na cidade de Mossoró e é mãe de 4 filhos do cangaceiro Asa Branca, e já está se aproximando dos 84 anos de idade.
Parabenizo desejando muita paz e saúde a dona Francisca da Silva Tavares, que sempre me recebeu muito bem em sua residência, e nunca se negou a receber alguns amigos estudiosos do cangaço que tenho levados em sua residência, especialmente para fazer fotos e gravações.
Os últimos estudiosos do cangaço que estiveram lá em sua residência, acompanhados por mim, foram o poeta, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano Kydelmir Dantas, e o cineasta também pesquisador de Fortaleza Aderbal Nogueira, proprietário da Lazer Vídeos.
Algumas pessoas duvidam e perguntam: Por que a dona Francisca ainda é viva? Mas entendam, que quando acompanhou o ex-cangaceiro ela tinha 17 anos, e ele já passava dos 50. Quando ele se casou com a primeira esposa, ainda estava na cadeia de Mossoró.
Dona Francisca é sempre assim, com a simpatia no rosto. Não tem tempo difícil para ela.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário