Seguidores

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

OS CASARÕES ANTIGOS DE SALVADOR

Por Conrado Matos


Artigo publicado numa Quinta-Feira, 06.09.2018 – Jornal A TARDE/Opinião.

Foto do Cine Jandaia tirada do meu celular. Este cinema foi inaugurado em 1911. Proprietário inicial: João Oliveira – Proprietário atual: Governo do Estado da Bahia.

Sempre eu vou todo final do ano ao Taboão consertar a minha mochila com o artesão Seu Valter. Seu Valter me contara que faz até sapato de elefante. Disse-me que Beto Carrero, quando vinha com seu circo para Salvador, encomendava dele algumas botas de elefante.

Certa feita, eu vi Seu Valter fazendo sapato de cachorrinho. Geralmente, quando vou ao Taboão eu deixo o meu veículo no bairro da Saúde, próximo da Ladeira do Alvo. Desço a ladeira em direção da Baixa dos Sapateiros e sigo para o Taboão. No final da Ladeira do Alvo, na sua esquina com a Baixa dos Sapateiros fica o famoso Cine Jandaia. Aproveito para tirar uma foto do cinema, que se encontra esquecido e sem algumas janelas, possivelmente cheio de morcegos. No mínimo, a chuva deve ter encharcado os pisos, podendo com tempo o prédio desabar. No Jandaia, no passado, se apresentaram diversos artistas importantes, inclusive, a cantora Carmen Miranda.

O Brasil, infelizmente, não prioriza cultura e não preserva seus patrimônios históricos. Gostam de curtir cultura do mostra bum-bum.

Na época de Antônio Carlos Magalhães, alguns imóveis históricos de Salvador foram alvo de manutenção. Depois desses governos era ACM pra cá, isso ficou zero. Vários antigos imóveis vivem à mercê da agressão do relento.

Eu sei que os governantes baianos têm muito com o que se preocupar, com a pobreza. Acho que deve primeiro diminuir a miséria, o caos da educação, melhorar o falido sistema de saúde e a fracassada segurança pública. Porém não podem deixar no abandono os nossos antigos imóveis, como vem ocorrendo na Soledade, a ponto até de cair.

A casa da família do poeta Castro Alves ali no Engenho Velho, onde o poeta morou, está largada às traças, precisando de cuidados e manutenção geral. Esse imóvel do poeta do condor já foi um setor da prefeitura e um hospital psiquiátrico. Eu espero que os bondosos governantes deem atenção a estes valiosos patrimônios históricos. Não assassinem a nossa cultura. Lembrem que precisamos do turismo.

Conrado Matos – Psicanalista, Poeta e Escritor sergipano, radicado em Salvador há 40 anos. Autor dos livros, A RECEITA da FELICIDADE Vem de VOCÊ e de O SERtão em versos.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1723476807852196&set=a.264449197088305

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário