Seguidores

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

RASO DA CATARINA E O CANGAÇO LAMPIÔNICO.

 

Raso da Catarina é uma ecorregião localizada na parte centro-leste do bioma caatinga, no estado da Bahia. Possui trinta e oito mil quilômetros quadrados de área. Esta ecorregião consiste em uma bacia de solos muito arenosos, profundos e pouco férteis, de relevo muito plano. Apresenta cânions na parte oeste. É a região mais seca do sertão baiano, com clima semiárido bastante quente e seco, grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite. Os solos são muito arenosos e profundos, o que leva à pouca disponibilidade de água. A precipitação média anual é 350 mm e em algumas regiões chega a 300 mm.

O local servia de Base de Treinamento dos Lampiônicos.

Exercícios de tiros

Exercícios de luta individual

Confecção de vestimentas

Limpeza de armazenamento

teste de sobrevivência

A tropa Lampiônica era a única a romper o terreno da Caatinga naquelas condições. Os Combatentes Cangaceiros tinham a indicação de água próxima quando ouviam-se o canto de pássaros.

A água, também, era retirada da raiz do umbuzeiro, planta resistente a seca, que chega a armazenar até mil litros de água nas suas raízes, chamadas de "batatas".

O Cangaceiro Candeeiro relatou que certo dia, sem água, a tropa encheu os cantis na sombra do umbuzeiro.

Na região do Raso da Catarina a tropa Cangaceira deixou muitos objetivos que serviam de suporte para a sobrevivência.

Dadá, Grande Combatente Cangaceira Lampiônica, tinha como objetivo voltar a região para buscar uma máquina de costura, lá escondida.

Região dominada pelo Cangaço Lampiônico.

https://www.facebook.com/groups/508711929732768/?multi_permalinks=938562526747704&notif_id=1636107360091628&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário