Clerisvaldo B. Chagas, 16 de maio de 202
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.702
Ficamos admirando mais uma vez a
cerca de pedra da figura, copiar colar. Uma arte praticada por vários escravos
negros, denominados mestres. Essa arte tão admirável foi passando para alguns
descendentes quilombolas chegando até os nossos dias e repassando também para
outros tipos humanos de mestres, atualmente sumidos do mercado. Veio a cerca de
pedra do tempo em que não havia cercas de arame farpado e, depois, mesmo com o
arame de farpas, a abundância de pedra no local, a mão-de-obra disponível, a
segurança e a economia, permitiram que surgissem esse tipo de cercado em
variadíssimos recantos nordestinos. Sua altura está entre o peito e o pescoço
de um adulto em pé. As pedras são incrivelmente encaixadas e o nivelamento da
superfície da cerca é admirável.
As pedras são tão bem encaixadas
que só as famosas pirâmides do Egito. Verdadeira obra-de-arte. Até animais
maiores do que lagartixas não encontram como fazer morada onde não existe
espaço para isso. Aí vem à lembrança de cerca de pedra existente em Santana do
Ipanema, no lugar Barragem, no sítio Laje dos Frade (município de
Poço das Trincheiras) e mesmo na Fazenda Coqueiros, Reserva Tocaia e nos
limites da Igrejinha das Tocaias, ainda em Santana do Ipanema. Não tem cimento,
areia, barro ou outro material, apenas pedras e mais pedras encaixadas
maravilhosamente umas nas outras. A longevidade dessas obras, como já vimos, é
coisa para muitos séculos. Mais informações sobre elas permitirão a um guia
embalar o turista no Sertão do Nordeste.
Ficamos encantados com a visita a
Laje dos Frade, onde uma cerca de pedra limita um lajeiro enorme, cuja centro
côncavo, acumula tanta água tal um barreiro. Lugar muito agradável, água
límpida, recanto para lazer, descanso e até dormidas às sombras de árvores que
se debruçam na cerca de pedra de fora para dentro. Uma felicidade permanente
para a família de agricultores, logo por trás de casa.
Atualmente o homem procura
compensar as cercas de madeira proveniente das devastações, com estacas de
cimento. Outros usam menos estacas e arame liso em cerca eletrificada.
Sertão estudado surpreende.
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/05/os-artistas-da-pedra-clerisvaldo-b.html
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