Seguidores

quarta-feira, 6 de julho de 2022

A DECADÊNCIA DE UM BARÃO ARROGANTE

Por Lugares da Nossa Região 

https://www.youtube.com/watch?v=_WpGj2KqoCY&ab_channel=LugaresdaNossaRegi%C3%A3o

Visitamos a Fazenda Boa Esperança, em Belmiro Braga, MG, fazenda que foi uma grande produtora de café na Zona da Mata Mineira. Sua origem se inicia com Antônio Bernardino de Barros. Em 1820 ele adquiriu duas sesmarias do Guarda-Mor João Francisco de Souza, que as tinha recebido da Coroa Portuguesa. Antônio Bernardino foi o fundador de São José e faleceu em 1842. José Bernardino de Barros herdou parte das terras do pai, sendo o proprietário mais ilustre da fazenda. Ele foi um dos grandes produtores de café do país, dono de uma das maiores fortunas do império, tendo sido agraciado por Dom Pedro II com o título de Barão das Três Ilhas e oficial da Imperial Ordem da Rosa. 

José Bernardino iniciou as obras da sede atual por volta de 1870, sendo uma das últimas grandes sedes de fazenda de café construídas na região. O barão era pessoa de estilo requintado não economizando recursos na obra. O material de construção utilizado era o melhor que havia na época, até telhas foram importadas da Europa. O casarão possui vinte cômodos, dentre salões, quartos, capela, cozinha e um banheiro interno, uma novidade para a época. As paredes são de pau a pique, cobertas com argamassa. Algumas paredes possuem pinturas, outras são revestidas com papel de parede. 

A sede da fazenda possui rico acervo histórico-cultural do ciclo do café, composto por pinturas, mobiliários, louças, cristais e documentos históricos. Além da sede, fazem parte do conjunto, um terreiro de pedra para secagem do café e a tulha, onde era armazenado. 

Para visitar a Fazenda e se hospedar em São José das Três Ilhas: https://www.instagram.com/hospedariae...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário