Seguidores

quinta-feira, 20 de junho de 2024

CARSIL

 Clerisvaldo B. Chagas, 19 de junho de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.062


Entre os edifícios santanenses, também encontramos casarões fora do Quarteto Arquitetônico do Monumento e do Quinteto Arquitetônico do Comércio. Um deles é o simpático prédio da Cooperativa Agropecuária de Santana do Ipanema – CARSIL. Fundado em 1942, ainda hoje resiste ocupado e prestando os mesmos serviços aos seus associados. Edificado à Avenida Coronel Lucena – a principal da cidade – fica defronte à prefeitura. Tem a sua fachada imponente com um primeiro andar e um corpo longo no térreo que margeia um beco longo e vai até à via de trás, Avenida Nossa Senhora de Fátima, onde tem os fundos. Foi naquele belo monumento e no primeiro andar onde três coisas importantes aconteceram em Santana do Ipanema.

CARSIL EM 2013. (FOTO: 230 ICONOGRÁFICO/ B. CHAGAS).

Foi ali que funcionou o serviço de divulgação da prefeitura no governo Hélio Cabral, “O prefeito Cultura”.1956-60. Eram os primeiros passos do rádio em Santana. Apresentava à população as notícias da prefeitura e mesclava com páginas musicais com intérpretes como Luiz Gonzaga, Ivon Curi, Jackson do Pandeiro, Cauby Peixoto e outras feras da música. Em várias partes estratégicas da cidade, havia um poste com um autofalante com essa finalidade, como por exemplo: Um no Bairro São Pedro defronte a fábrica de calçados do senhor Elias; um na cornija do “sobrado do meio da rua”, Comércio; e outro defronte à Escola Ormindo Barros, no Bairro Camoxinga, logo no início do beco defronte. Dar para lembrar que o locutor era o senhor José Pinto Preto e se não estiver enganado, também Darras Noya.

Foi no primeiro andar da CARSIL onde nasceu oficialmente o clube futebolístico Ipanema, suas cores, sua sigla, seus estatutos, criados em 1954. Estas informações são raras para as novas gerações que possuem apenas uma fonte registrada em livro: “230 Iconográficos aos 230 anos de Santana do Ipanema”, da nossa autoria. E todos nós passamos todos os dias na calçada da Cooperativa sem perceber a singularidade do prédio ou a fonte de tantas histórias reais e belíssimas sonhadas e realizadas ali. Sua calçada de boa largura, infelizmente serve hoje de ponto de moto táxis. Não dá nem para ver e refletir sobre sua existência, sua arquitetura e sua história.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2024/06/carsil-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário