Seguidores

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

O PRISIONEIRO DE LAMPIÃO

Por Beto Rueda


Coronel Antônio Gurgel do Amaral, nasceu a 12 de dezembro de 1872. Filho de Tibúrcio Valeriano Gurgel e Caetana Jesumira de Oliveira. Foi casado duas vezes: com Maria Amélia de Oliveira e Adélia da Silva Gurgel.

Figura de destaque no cenário econômico e político do Rio Grande do Norte, foi deputado à junta comercial do Estado e presidente da intendência, no governo de Alberto Maranhão.

Foi sequestrado pelo grupo de Lampião, durante o percurso no caminho do ataque a cidade de Mossoró, em junho de 1927. Escreveu um diário contanto os detalhes e a vida no convívio com os cangaceiros. A história descrita por Antônio Gurgel em seu diário detalha com precisão um momento ímpar na vida desse nordestino. Este documento tornou-se público a partir de 1930, publicado no jornal carioca "A Notícia", permitindo que a sociedade tivesse acesso a informações valiosas sobre os 13 dias em que ele passou com o bando, oferecendo detalhes fundamentais sobre os acontecimentos.

Ele foi solto sem sofrer ferimentos.

Antônio Gurgel faleceu no dia 05 de fevereiro de 1950, aos 77 anos de idade.

REFERÊNCIAS:

GURGEL, Antônio; BRITO, Raimundo Soares de. Nas garras de Lampião. 2. ed. Mossoró: Coleção Mossoroense, 2006.

VALE, Caio. Documentário 'De Dentro do Bando' narra sequestro de Antônio Gurgel pelo bando de Lampião. < https://mossoronoticias.com.br/.../documentario-de-dentro... >. Acesso em 12jun. 2024.

https://tokdehistoria.com.br/tag/antonio-gurgel-do-amaral/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário