Ex-aliado de Lampião diz que Maria Bonita tinha ciúme e fazia intriga
Maria Bonita e Lampião
Foto do arquivo: "João de Sousa Lima"
Um dos homens de Lampião que escaparam do cerco de Angicos foi Manoel Dantas Loiola, o Candeeiro. Aos 94 anos, ele vive em Buíque, sertão pernambucano. Vestindo camisa comprida, conta sua história, sentado num sofá da sala de uma casa simples. Reclama de Maria Bonita. “Ela não gostava da minha aproximação de Lampião”, relata. “Só vivia fazendo intriga. Mas o chefe confiava em mim.”
Seu "Nezim". Foto NE10 UOL
Após o cangaço, Candeeiro foi para a Amazônia trabalhar em seringais e só voltou mais tarde para o sertão. “Nunca esqueci aquele dia em Angicos. Passei muito tempo sem contar essa história”, diz. “Lampião foi alerta do que a volante estava na região, mas não deu importância.”
A fuga de Candeeiro do acampamento de Angicos foi uma das maiores proezas da região. Faz calor no sertão.
Um dos filhos do ex-cangaceiro diz, baixo, que o pai jamais tira a camisa comprida. Ela esconde a marca de bala de Angicos no braço esquerdo.
Adendo
Aristéia e Candeeiro ainda são viventes.
O Sargento Antonio Vieira faleceu dia 20 de dezembro de 2010, um dia após a publicação desta matéria no Estadão.
Blog: "Lampião Aceso"
AMIGO MENDES, POSSUO UM BOM DEPOIMENTO DE SEU NÉ, ''CANDEEIRO'' FALANDO EXATAMENTE SOBRE A SUA IDA PARA O PARÁ ONDE FOI SOLDADO DA BORRACHA, INCLUSIVE UM AMIGO COLECIONADOR POSSUI A SUA FICHA DE INCLUSÃO COMO SOLDADO DA BORRACHA. NO SEU DEPOIMENTO ELE DIZ QUE SOFREU MAIS LÁ DO QUE NA ÉPOCA DO CANGAÇO. TÃO LOGO LOCALIZE ESSE DEPOIMENTO MANDO PARA O BLOG. GRANDE ABRAÇO. ADERBAL NOGUEIRA
ResponderExcluirAmigo Aderbal Nogueira:
ResponderExcluirFicarei na expectativa deste depoimento.
Assim que for enviado, publicarei nesta página.
Abraço.
José Mendes Pereira