Seguidores

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Hospital de Caridade de Mossoró - 09 de Fevereiro de 2014 às 12:20

Por Geraldo Maia do Nascimento




A idéia da criação do primeiro hospital de Mossoró surgiu em 14 de junho de 1920, por ocasião de um almoço no Grande Hotel, oferecido ao comércio local por um grupo de representantes comerciais. Na ocasião, Antônio Decusati, um representante da empresa Alvadia Novais & Cia, do Rio de Janeiro, usando da palavra, convidou os presentes para trabalhar em prol da criação de uma instituição hospitalar de caridade. Sugestão aceita, formou-se, de imediato, um Comitê para tal fim. O Comitê era formado por: Dr. Francisco Pinheiro de Almeida Castro, presidente; Cel. Delfino Freire da Silva, vice-presidente; Dr. Rafael Fernandes Gurjão, secretário e Cel. Luiz Colombo Ferreira Pinto, tesoureiro. Já no dia seguinte, o Comitê compareceu a uma reunião na Sala das Sessões da Associação Comercial de Mossoró, onde foi lavrada a ata de criação do “Comitê Central”.


Apesar do esforço dos membros do Comitê, só em agosto de 1925 é que foi lançada a pedra fundamental do Edifício do Hospital de Caridade de Mossoró, por D. Pereira Alves, Bispo de Natal. O início da construção, no entanto, teve que esperar mais um ano. Assim, em setembro de 1926, foi iniciada a construção propriamente dita sob a direção do Sr. Vicente Carlos de Sabóia Filho. Essa primeira fase se constituiu no levantamento das paredes e durou até novembro de 1928, quando foi paralisada por falta de verba.

A Segunda fase da construção começou em 1930. O Comitê era constituído nessa ocasião por: Antônio Florêncio de Almeida, vice-presidente em exercício; Dr. Vicente de Almeida, tesoureiro e Joel Carvalho de Araújo, secretário. Nessa fase foi erguido o teto e revestidas as paredes, de modo que em 1932, quando uma terrível seca assolou o município, já pode ser instalado nele um hospital de emergência para as vítimas da calamidade.

Em 27 de dezembro de 1933 era eleita uma nova diretoria para o Comitê, formada por: Vicente Carlos de Sabóia Filho, Diretor Geral; Padre Luiz Mota, vice-Diretor Geral; Dr. Aldo Fernandes, secretário; Joaquim Felício de Moura, tesoureiro; Dr. João Marcolino de Oliveira, Diretor Médico e Dr. Otoni Soares, vice-Diretor Médico. Com a renúncia dos Drs. Aldo Fernandes e Otoni Soares, substituídos respectivamente pelos Drs. Lahire Rosado e Francisco Duarte Filho. Essa diretoria conseguiu concluir a construção do prédio, de modo que em 2 de fevereiro de 1938 era inaugurado o Hospital de Caridade de Mossoró, 18 anos depois da criação do Comitê.

Mas, mal começou a funcionar, observou-se que a procura era muito maior do que a capacidade de atendimento do hospital, fazendo-se necessário, de imediato, uma ampliação. E no mesmo ano da inauguração foi iniciada a construção de um pavilhão destinado aos serviços externos e dependências domésticas, que juntamente com um gabinete de Raios X, um Ambulatório de Ginecologia, uma lavanderia e um poço tubular destinado ao abastecimento de água, eram inaugurado em 1939, graças ao apoio recebido da Prefeitura Municipal e da Associação Comercial.

Em 1940 era inaugurado um Gabinete Dentário e uma cisterna, para captação de água. Em 1941 foram construídos dois ambulatórios antivenéreos, um necrotério, um Laboratório de Análise, um posto anti-rábico, dois pavilhões para isolamento com capacidade para 12 leitos cada um e um Pavilhão para pensionista com dois apartamentos e nove quartos.

E foi assim que o Hospital de Caridade de Mossoró foi construído. Fruto da benevolência dos cidadãos mossoroenses, que acatando a idéia de um visitante, abraçaram a causa e lutaram para realizar um sonho, sonho que durou 18 anos até se tornar realidade. Dos que abraçaram a causa do Hospital de Caridade de Mossoró, muito há ainda por dizer, “porque de feitos tais, por mais que se diga, mais me há de ficar ainda por dizer” (Camões, III.5).

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Autor:

Jornalista Geraldo Maia do Nascimento

Fonte:

http://www.blogdogemaia.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário