Seguidores

terça-feira, 17 de junho de 2014

Parabéns pelo seu aniversário, Ariano Suassuna

Por Lusa Piancó Vilar

No dia 16 de junho de 1927, no Palácio da Redenção, na Paraíba, como era chamada a capital do estado de mesmo nome, nasceu Ariano Vilar Suassuna, oitavo dos nove filhos de João Urbano Pessoa de Vasconcelos Suassuna e Rita de Cássia Dantas Vilar. À época, o pai de Ariano era presidente (governador) da Paraíba.


Após o Romance d' A Pedra do Reino, dois sonetos podem servir como uma síntese de sua vida trágica. Um deles lembra a Fazenda Acauhan (onde passou a maior parte do pouco tempo que o destino lhe concedeu ao lado de João Suassuna), o outro é o que Ariano chora a morte de seu pai:

"Aqui morava um Rei, quando eu menino;
vestia ouro e Castanho no gibão.
Pedra da sorete sobre o meu Destino,
pulsava, junto ao meu, seu coração.
Para mim. seu Cantar era divino,
quando ao som da Viola e do bordão,
cantava com voz rouca o Desatino,
o Sangue. o riso e as mortes do Sertão.
Mas mataram meu pai. Desde esse dia,
eu me vi, como um cego, sem meu Guia,
que se foi para o Sol, transfigurado.
Sua Efígie me queima. Eu sou a Presa,
Ele, a Brasa que impele ao Fogo, acesa,
Espada de ouro em Pasto ensanguentada."
Fonte: Caderno de Literatura Brasileira.

Fonte: facebook
Página: Lusa Piancó Vilar 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo17:21:00

    Caro Mendes e Dna. Lusa Vilar: Esse, o grande escritor, poeta e filósofo Ariano Suassuna.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir