1 - Nem tudo
está documentado oficialmente, tenha tato e analise os depoimentos orais e
escritos (cruze informações).
2 - Não se envolva emocionalmente, isso acaba atrapalhando sua opinião final.
3 - Duvide de tudo e de todos, vá fundo nos documentos e não tenha medo do que está lapidado por dezenas de livros e décadas d estudo, teorias podem cair.
4 - Nem tudo que parece ser é. Cuidado com os "hoaxes" tão presentes hoje em dia na Internet.
5 - Saia um pouco do Google. Nem tudo está digitalizado e também existem muitos erros na Internet.
6 - Saiba entrar e sair dos lugares quando for pesquisar. Seja uma pessoa atenta, educada e sempre dê satisfação a todos ao seu redor.
7 - Não guarde em gavetas suas pesquisas. Vá soltando aos poucos em blogs ou redes sociais: uma foto, um texto, um detalhe... Só assim outras pessoas possam se motivar e te ajudar ou começarem a pesquisar também.
8 - Foque na publicação de um livro ou revista. O material impresso, por mais que pareça antiquado ainda é de longe a melhor forma de se preservar uma pesquisa.
9 - Seja forte para suportar Críticas. Nem todo mundo vai concordar com você, mesmo que você esteja coberto de razão, o que se deve fazer é sempre ter calma e nunca atacar de frente sem mostrar argumentos fortes.
10 - Por último, não seja esnobe, sempre vai ter alguém mais capaz que você!
Fonte principal: Revista
OMNIA
Fonte: facebook
Autor: Robério Santos
Autor: Robério Santos
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Gostei muito caro Mendes, das informações que o pesquisador Robério extraiu na Revista OMNIA sobre regras básicas para se pesquisar, logo que sou um iniciante em pesquisa. Grato mesmo Robério Santos,
ResponderExcluirAntonio Oliveira - Serrinha