Seguidores

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

DANIEL MOURA É BISNETO DE ANÁLIA FERREIRA DA SILVA IRMÃ DE LAMPIÃO

Por Daniel Moura

Boa noite, José Mendes Pereira!

Não temos mais fotos pois houve uma enchente em 1979 aqui na região que moro, por isso o que minha avó tinha de registro de Virgulino e seu bando se foi. Como dito antes, minha avó (falecida), se chamava Francisca Ferreira da Silva, como ela dizia: 

"-Vi a cabeça de Lampião e seu bando no caminhão". 

Até seu casamento ela residiu na Paraíba, mudando-se para o Paraná até chegar aqui em Coronel Fabriciano e Ipatinga, Minas Gerais nos enraizamos e permanecemos até os dias de hoje. Minha mãe foi quem herdou o sangue nordestino passando pra mim e minhas irmãs, ela se chama Cleide Aparecida Silva. 

Hoje está viva apenas uma filha de Amélia (Anália), irmã de Virgulino, não me recordo o nome dela, mas é conhecida por nós como Tia Netinha, e reside com toda sua família em Fortaleza - Ceará. 

Alguns anos atrás houve o reencontro da minha avó com seus dois irmãos ainda conhecidos vivos, Netinha e Limério aqui mesmo em Fabriciano, que por mais de 50 anos não tinham mais contato. 

Bisavó Amélia (Anália) faleceu por volta dos anos 80, morava em Fortal, segundo informações de Tia Netinha, e até hoje mantemos contato com nossos parentes de lá, e Mogi das Cruzes-SP, família do meu também falecido tio avô Limério, que foi o primeiro que veio a nos deixar depois desse encontro de irmãos. 

Nos próximos e-mails envio mais informações se me recordar e algumas fotos da minha família.

Grande abraço meu nobre José Mendes, que Jesus te abençoe!

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Grande Daniel Moura, não tem nenhum problema você citar  o nome da sua bisavó como sendo Amélia, mas tenho plena certeza que ela se chamava Anália, pois Lampião só tinha 4 irmãs, as quais eram: Angélica, Virtuosa, Maria (conhecida por Mocinha), e Anália que é a sua bisavó. Também sabemos que você é muito jovem, e por isso não tem o nome correto da sua bisavó. 

Eu mesmo não estranho, porque o nome da minha bisavó materno acho que ainda não completou 10 anos que eu tomei conhecimento, e veja que eu já sou sessentão. 

Estou lhe enviando um link abaixo, e que nele tem um parente seu, também bisneto da Anália, e que entre em contato com ele através do e-mail que se encontra na página. Todos os amantes do estudo do cangaço aguardam de vocês mais informações sobre a sua bisavó Anália. Não deixe de entrar em contato com este blog, ou com pessoas que você já as viu em alguns blogs, como pesquisadores e escritores. 

Mas continuo lembrando a você, que a sua bisavó se chamava Anália Ferreira da Silva ou com outros sobrenomes, possivelmente do esposo, mas que o seu verdadeiro nome é Anália.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2011/10/expedita-ferreira-filha-de-lampiao.html?showComment=1439949823840#c6420606966250172530

Endereço: Quem quiser entrar em contato com os bisnetos de Anália Ferreira da Silva aí estão os seus e-mails: 
Daniel Moura -  daniel_moura92@yahoo.com e 
Neilton Pereira - norberto-26@hotmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo17:23:00

    Nobre Pesquisador Mendes:
    Ao jovem Daniel Moura quero dizer que é um prazer imenso para nós que realizamos pesquisa recebermos informações do pessoal da família de Virgolino Ferreira. Ele na qualidade de bisneto de Dona ANÁLIA FERREIRA, acredito que tem muito a nos informar. GRATO DANIEL pelo cuidado que teve em entrar em contato com nosso amigo José Mendes.
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:21:00

    Pois é companheiro Mendes, além de Neilton, bisneto de Anália Ferreira, a história terá mais uma contribuição (creio eu), o jovem Daniel Moura, também bisneto de Dona Anália. Assim, os jovens vão tomando gosto pela História do cangaço e vão ocupando o lugar dos que vão com o tempo, mudando para outra Esfera de vida.
    E A HISTÓRIA CONTINUA......
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia.

    ResponderExcluir