Seguidores

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O VELHO - A HISTÓRIA DE LUIZ CARLOS PRESTES

https://www.youtube.com/watch?v=1u02uqMK6Ek - Uma produção yuriabyazacosta

Luís Carlos Prestes foi um dos personagens mais controversos do século XX. Para ter-se uma pequena ideia ele foi chamado, tachado, ao mesmo tempo, de líder, herói, mito e traidor.

Nasceu em Porto Alegre aos 3 dias de janeiro do ano de 1898 e faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 7 de março de 1990. Filho de Antonio Pereira Prestes, capitão do Exército brasileiro, e de Leocádia Felizardo Prestes, professora primária. Seu pai morreu quando tinha pouca idade, e sua personalidade forte, decisiva, foi fruto da educação materna.

Educado pela mãe, mais tarde, em 1909, entra para o Colégio Militar. após ter-se concluído seus estudos nessa entidade de ensino, entra para a  Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, atual Academia Militar das Agulhas Negras. chegando ao posto de Segundo Tenente.

Tomando conhecimento das "cartas falsas', as quais são atribuídas a  Artur Bernardes, começa a tomar um rumo diferente na sua vida. Segue, desde  então como participante assíduo político. O Capitão Prestes, em Santo Ângelo no estado do Rio Grande do Sul, lidera a primeira Revolta Tenentista na Região das Missões. Arcando com as responsabilidades, tendo em suas reivindicações o combate as oligarquias, o direito ao voto secreto e a formação de uma Assembleia Constituinte através de uma convocação.

Unindo-se a um contingente paulista de militares revoltosos, lá pras bandas de Foz do Iguaçu, segue rompendo as linhas de defesa do governo, e passando a liderar tal grupo, que, como outros de militares revoltosos, entre eles Miguel Costa, resolvem fazer oposição armada ao governo. O grupo formado no Paraná logo seria batizado de Coluna Miguel Costa - Prestes, popularmente conhecida como Coluna Prestes. Ao longo de dois anos e cinco meses percorreu, com 1500 homens cerca de 25000 km no interior do país, passando por, naqueles idos tempos, 13 estados brasileiros. Desgastados, sofridos e sem ter o apoio dos populares, os remanescentes da Coluna Prestes, vão buscar asilo na vizinha Bolívia...

http://oficiodasespingardas.blogspot.com.br/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário