Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2016

PELAS RUAS DE JUAZEIRO DO NORTE/CEARÁ.


Padre Cícero e seu “secretário particular” Benjamin Abrahão em uma de suas andanças pelas ruas da cidade cearense de Juazeiro do Norte/CE.

Após a morte do “santo padre” do Juazeiro ocorrida no ano de 1934, Benjamin Abrahão decide investir tudo em uma ousada e arriscada aventura, filmar e fotografar o cangaceiro mais procurado de todo o Nordeste e seu bando.

Benjamin Abrahão convence o empresário Ademar Albuquerque da empresa ABA Filmes (Fortaleza/CE) e adquiri os equipamentos necessários para concretizar o seu projeto. A aproximação de Benjamin Abrahão com o padre Cícero facilitou o encontro e o consentimento por parte de Lampião, para realizar as filmagens e fotografias do cotidiano do bando cangaceiro.

Embora as fotos e filmagens tenham sido apreendidas pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) órgão de censura do Governo ditatorial de Getúlio Vargas e boa parte terem sido destruídas, foram resgatados cerca de 14 (Quatorze) minutos de filmagens e algumas dezenas de fotografias.

Benjamin Abrahão deixou a sua parcela de contribuição para a história ao registrar e documentar as melhores fotos e a única filmagem existente do bando de Lampião.

Fonte: facebook
Grupo: O Cangaço
Página: Geraldo Júnior (Administrador do Grupo)

Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=566281153535785&set=gm.1195449963801453&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário