Seguidores

sábado, 5 de novembro de 2016

LAMPIÃO NÃO ASSASSINOU O SEU VELHO INIMIGO ZÉ SATURNINO

Por Sálvio Siqueira

Lampião não conseguiu assassinar seu primeiro inimigo histórico, para cumprir uma promessa que tivera feito. Mas, vingar quem? Tentar, ele tentou matar Zé Saturnino por diversas vezes, se não me falham os miolos foram em torno de cinco tentativas na casa da fazenda, porém, não conseguiu.


Ao entrarem em conflito com Zé Saturnino, Virgolino e irmãos, mexeram não só em particular com Zé Saturnino, mas, com os Carvalho e Nogueira, automaticamente, pois o mesmo já se casara com dona Maria Nogueira, deixando a coisa pior do que ataque de maribondos caboclos.

Zé Saturnino tinha que procurar uma veia de escape para não morrer. Pediu ajuda ao tio cangaceiro e, mesmo assim, não surtiu o efeito desejado, sendo ele obrigado a pedir auxílio aos amigos para as bandas de Exu, PE, então, notou uma luz no fim do túnel, quando através da sua amizade, é feito 3º sargento da PMPE, passando a comandar uma volante, saiu no encalço dos Ferreira.

Zé Saturnino foi o civil com a 'conquista' mais rápida das promoções militares que já vi na história. De civil passou para soldado, de soldado para cabo e, por fim, foi promovido a 3º sargento, isso tudo em oito minutos.

A coisa, na realidade, pega fogo mesmo após, junto com seus homens, Zé Caboclo, Zé Guedes, Tibúrcio, Chico Moraes, Batoque, Olímpio Benedito e seus dois irmãos, Manoel e José, Zé Saturnino embosca os irmãos Ferreira, seu irmão de criação Antônio Gelo e um empregado chamado Luís Gameleira, nas terras da Fazenda Pedreira, matando a burra de Antônio Ferreira e ferindo-o na altura do quadril, e mesmo procurando as autoridades, para agirem pelas vias legais, lhes foi negado esse direito, quando surgiu a famosa frase, "- É. Quem tem medo de besouros não assanha o mangangá. Arranje um advogado! ”, dita, segundo pesquisadores, pelo Juiz de Direito daquela época, na cidade de Vila Bela.

Lampião e Antonio Ferreira

Desde o início da questão, que o número daqueles que fizeram o clã dos Saturnino, digamos assim, era muito superior ao dos Ferreira. Virgolino e um cabra, foram emboscados quando estavam dentro da casa de um parente pelo clã completo dos Saturnino. Mesmo com essa tamanha desvantagem numérica, um dos cabras de Saturnino é quem tomba e os outros são obrigados a darem as costa. Sendo obrigados, pela segunda vez, a deixarem onde moravam, os Ferreira seguem para o vizinho Estado das Alagoas.

Tenente Zé Lucena

Segundo consta, Zé Saturnino, através de seu poder territorial, envia cartas ao Tenente Zé Lucena, incitando-o contra os Ferreira, "segundo Seu Luiz Andrelino Nogueira – antigo escrivão de Vila Bella - estas missivas eram, na verdade, precatórias, redigidas por Antonio Timóteo - escrivão que fazia as vezes de delegado - acusando os Ferreira de ladrão." Resultando no assassinato do inocente José Ferreira, patriarca da família.

José Ferreira da Silva pai de Lampião - Arte de Diin Laden

As questões entre os Ferreira e os Saturnino se iniciam no ano de 1916/1917. O assassinato do pai de Virgolino já ocorre no início da década de 1920, surgindo então um motivo de vingança. Oportunidades, tiveram de fazer, executarem, a vingança, tanto contra Zé Saturnino, como contra Zé Lucena. Porém, o cangaço implantado por Lampião, na realidade torna-se um negócio muito lucrativo, e ele usufrui com total aproveitamento esse 'comércio', isso é fato.

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA VOCÊ ACOMPANHAR E LER TODOS OS COMENTÁRIOS:

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/permalink/719596661537786/?comment_id=720579671439485&notif_t=group_comment&notif_id=1478264405708426

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário