Seguidores

terça-feira, 11 de julho de 2017

AFINAL QUEM MATOU LAMPIÃO?

Por Geziel Moura

A versão oficial sobre os primeiros disparos em Angico, dão conta do seguinte: Eram três volantes envolvidas, a do Sargento Aniceto Rodrigues, Aspirante Chico Ferreira e a do Tenente João Bezerra, há também algumas concordâncias, por exemplo, o primeiro tiro deferido no coito de Angico, naquela manhã de 28 de julho de 1938, foi realizada pelo soldado Abdon Cosme de Andrade, da volante de Chico Ferreira, pois estava na vanguarda do ataque, em cima do cangaceiro Amoroso, este conseguiu escapar.


Outro autor de disparos, cuja autoria é pouca questionada, é o Soldado da mesma volante de Abdon, ou seja, José Panta de Godoy creditado a ele, os tiros em dois momentos, sobre D. Maria.



No que tangencia ao tiro que atingiram o Rei do cangaço, tivemos por muito tempo, seu algoz oficial no soldado Antônio Honorato da Silva, o Noratinho que também estava na vanguarda, juntamente com Abdon e Panta, sendo inclusive, esta autoria, legitimada pelo jornalista Melchiades Rocha, da Revista A Noite Ilustrada.



Entretanto, conta-se que depois do tiro de Abdon em Amoroso, a fuzilaria disparou, ficando difícil identificar quem era os executores dos cangaceiros.Por ora fico com as palavras do ex - soldado Antônio Vieira da Silva, que esteve naquele dia, em Angico, em depoimento ao escritor Antônio Amaury de Araújo, que se manifestou da seguinte maneira: "Quem diz: Fui eu que matei, é mentiroso".

Fonte: facebook
Página: Geziel Moura
Grupo: Historiografia do Cangaço
Link: https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/?multi_permalinks=1799291787049991&notif_t=like&notif_id=1499795850807239

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário