Seguidores

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

18 DE AGOSTO: 145 ANOS DO MORTICÍNIO ELEITORAL DE CAJAZEIRAS TRÊS CAJAZEIRENSES MORREM CRIVADOS DE BALA NO PATAMAR DA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NO DIA ELEIÇÃO.

 Por José Antônio de Albuquerque

O dia 18 de agosto de 1872 era o dia designado para a eleição que tinha por finalidade renovar o quadro de Vereadores para a Câmara Municipal de Cajazeiras.

Nos anais do Senado de Pombal (PB) do ano de 1872 consta o seguinte: “300 homens armados, vindos da povoação vizinha..., invadiram a Vila de Cajazeiras, tendo a frente o Alferes João Pires, cercaram a igreja Matriz, que ainda se achava fechada, preparam-se para impedir os trabalhos eleitorais. Às 10 horas, outro grupo de 50 homens, tendo a frente JOÃO ANTONIO DO COUTO CARTAXO e seus irmãos Joaquim Antonio do Couto Cartaxo e Serafim Antonio do Couto Cartaxo, foi recebido com tiros de bala, travando-se entre eles uma luta desigual, cujo resultado foi não só a morte de cinco homens de um e outro lado, inclusive JOÃO ANTONIO DO COUTO CARTAXO”. 

JOÃO ANTONIO DO COUTO CARTAXO, era Tenente, nasceu em Cajazeiras em 1845, foi Chefe do Partido Liberal Geopolítico Brasileiro, era um idealista, destemido defensor dos seus ideais políticos e de seu partido, foi morto a tiros de bacamarte, juntamente com seus companheiros IINÁCIO SILVA E BERNARDINO SENA, no patamar do que é hoje a Matriz de Nossa de Fátima, aonde foi erigido um Monumento em sua honra. Antes este Memorial havia sido erguido pela família Cartaxo, tendo a frente Otacílio Dantas Cartaxo, na Avenida Comandante Vital Rolim, mas que foi DESTRUÍDO no governo de Léo Abreu para dar lugar a uma rotatória.

JOÃO ANTONIO DO COUTO CARTAXO é hoje o PATRONO da cidade de Cajazeiras e existe em torno dele e deste episódio toda uma mística, que marca fortemente a História Política de Cajazeiras, que precisa ser resgatado e mais divulgado. 


FOTO: Monumento na Praça Nossa de Fátima

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário