Seguidores

terça-feira, 12 de setembro de 2017

CARIRI CANGAÇO DE ÁGUA BRANCA

Por Junior Almeida

O título é esse mesmo: CARIRI CANGAÇO DE ÁGUA BRANCA. O Cariri Cangaço de Delmiro? Esquece. Ficou só na expectativa frustrada. A antiga cidade da Pedra, que deixou de faturar com quem não foi pro encontro, só serviu de pouso para quem foi ao evento. Abnegados pesquisadores amantes da história, e acima de tudo amigos, estiveram no último sábado (9) na cidade de Água Branca, Sertão de Alagoas, para mais um evento do mais importante grupo de estudos de temas nordestinos do Brasil, o Cariri Cangaço. A princípio a caravana iria também a Delmiro Gouveia, para palestras e visitas técnicas, mas que por uma santa força menor, deixou de ir.


Esquecendo as adversidades e tocando bola pra frente, telefones, Facebook e “zap zap” funcionaram a todo vapor, e em pouco tempo a família Cariri Cangaço decidiu se encontrar. Combinou tudo e não deixou a peteca cair, resolveram que iam fazer o encontro “na tora”! Fizeram. E que encontro!

Na chuvosa manhã do sábado, pouco antes das 10 horas, o “gentleman” Edvaldo Feitosa já esperava a comitiva do Cariri Cangaço na imponente Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Água Branca. Do templo os pesquisadores foram até o auditório da secretaria de educação, onde em um recinto super lotado as autoridades, como o prefeito Zé Carlos, o vice Maciel Coito e o deputado Gilmar Barros, deram as boas vindas aos pesquisadores dos vários Estados.

Da SEMED visitantes e moradores retornaram para a praça da igreja, onde assistiram duas apresentações culturais: dos curumins Kalankós e dos Guerreiros de Santa Joana, e em seguida foram ao “esconderijo” do coronel Delmiro Gouveia, quando esse se refugiou em 1902 com uma moça roubada em Pernambuco, a Fazenda Cobra, do Coronel Ulisses Luna, numa região de exuberante beleza. A casa sede da propriedade tem 36 colunas e ainda nos dias atuais impressiona por sua grandiosidade e os montes que cercam a “fortaleza” parecem paredes naturais que deixam encantados a todos.

Da Cobra o grupo foi para a Fazenda Quixabeira, onde se realizou a tradicional missa do vaqueiro, organizada pelo vice-prefeito Maciel Coito. Como o que é bom dizem que dura pouco, o dia passou que parecia meia hora, e logo a noite chegou, com todo povo voltando à cidade de Água Branca e depois para a Pousada da Pedra. Todo mundo satisfeito com o dever cumprido, como sucesso do encontro, já com saudades do que acabara de ocorrer e na expectativa para o Cariri Cangaço de Floresta.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1282036718574831&set=gm.891704604326990&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário