Seguidores

domingo, 3 de setembro de 2017

“FAZENDA PREÁ” MUNICÍPIO DE SERRITA-PE, LOCAL ONDE LAMPIÃO SE TORNA DE FATO O LÍDER

Por Cícero Aguiar Ferreira

Hoje, dia 02 de setembro de 2017, tive a satisfação de junto com Francisco Pereira de Lima (professor Pereira de Cajazeiras-PB), Rivaldo Aguiar Pereira (Salgueiro-PE), e o vaqueiro seu Júlio Duqueira (um dos fundadores da Missa do Vaqueiro Serrita-PE), José Irari (professor de História em São José de Piranhas-PB), Everaldo (professor em Serrita-PE) e Souza Neto (pesquisador e escritor, Barro-CE), de visitar a fazenda Preá município de Serrita-PE. 





Essa fazenda tem muita importância histórica no cenário do sertão nordestino, foi nesse local que em 22 de agosto de 1922, Sebastião Pereira da Silva (Sinhô Pereira) a época com 26 anos e 7 meses de idade, deixa Pernambuco definitivamente e vai para Goiás, deixando Lampião como o líder do grupo dos homens que o acompanhavam nas batalhas. 





Essa fazenda a época pertencia a Napoleão Franco da Cruz Neves que se casou a primeira vez com Ana Pereira da Silva, filha de Cassiano Pereira da Silva e de Generosa Pereira da Silva, com o falecimento da primeira esposa, Napoleão casa-se com Ana Pereira Neves (Donana da Carnaúba), filha de Joaquim Pereira da Silva (Joaquim da Carnaúba) e de Constância Pereira de Sá. 





Hoje, a propriedade pertence a seu Hercílio Romão de Souza, administrada pelos seus filhos Erivaldo Romão de Souza (Seu Bal) e Luiz Romão de Souza (Seu Milton) que mesmo não tendo o sobrenome Pereira, seu Hercílio Romão de Sousa e seus filhos Erivaldo Romão de Souza e Luiz Romão de Sousa, descendem de Higino Pereira Sidrim, neto e bisnetos respectivamente. 




Foi a partir desta data e desta fazenda, que Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) se torna de fato comandante, escrevendo a partir daí a sua história como o maior cangaceiro do Nordeste Brasileiro, “O Rei do Cangaço”.




Cicero Aguiar Ferreira

Fonte de pesquisa: O Patriarca “Venício Neves Feitosa”, Pajeú em Chamas “Helvécio Neves Feitosa”, Genealogia Pernambucana, Erivaldo Romão de Souza (Seu Bal) e Lucas (Filho de Seu Bal)

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Caro amigo José Mendes Pereira. Fico muito honrado com esta singela homenagem. Abraços deste singelo amigo distante!

    ResponderExcluir