Seguidores

domingo, 3 de setembro de 2017

FESTIVAL DE TEATRO DA UERN

Resultado de imagem para Luziária Machado

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, prof. Pedro Fernandes, lançou nesta sexta-feira (1) o XII Festival de Teatro da UERN (Festuern), que acontece de 11 a 13 de setembro, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró.

Nesta edição, será trabalhado o tema “Teatro do Bem-Viver: Arte, Educação e Saúde”, e será homenageado, in memorian, o educador, médico e ex-reitor da UERN, Professor Milton Marques de Medeiros, grande incentivador do Festuern. A homenagem se deve a toda a sensibilidade artístico-cultural de Milton Marques e seu empenho em construir uma educação transformadora, além de sua dedicação ao bem-estar coletivo e amor ao próximo.

Nesta edição, o Festuern irá reunir 23 grupos, sendo nove de escolas públicas estaduais, 11 de escolas municipais, além de 3 grupos universitários, abrangendo 11 municípios. Cada grupo participante irá receber o Troféu Candeeiro do Festuern, instituído em 2015, após consulta à comunidade acadêmica e escolas participantes do festival. “Vários nomes foram apresentados e o escolhido por meio de votação foi o Troféu Candeeiro, símbolo nordestino, que representa a luz e o brilho em cena e também faz alusão a Lampião, o Rei do Cangaço”, explica o professor Etevaldo Almeida, pró-reitor de extensão da UERN. Segundo o pró-reitor, durante o festival serão colhidas assinaturas em um abaixo-assinado para que o Festuern seja incluído no calendário cultural do Rio Grande do Norte.

A prefeita de Mossoró, em exercício, Nayara Gadelha, afirmou que em Mossoró, o evento já consta no calendário cultural do município e ressaltou a importância do Festuern para a cultura e a educação de crianças e jovens mossoroenses. “A Prefeitura apoia tudo que é relacionado com cultura e é com imensa alegria que o município participa do Festuern”.

Bastante emocionada, a esposa do ex-reitor Milton Marques, Zilene Cabral, destacou a dedicação que Milton Marques teve durante a sua vida à UERN e agradeceu a homenagem. “Fomos convidados para participar deste momento, um gesto de reconhecimento, uma homenagem em forma de troféu. Guardaremos na lembrança esta homenagem”, e lembrando as palavras do ex-reitor, afirmou “Somos atores de um mesmo palco”.

As palavras do reitor Pedro Fernandes também foram de emoção ao falar do homenageado. “Estamos prestando nossas homenagens, através da cultura, do saber, do carinho, do respeito, a um homem que tanto nos ensinou e que tanto contribuiu para a nossa UERN. Para mim é uma felicidade fazer parte desta instituição homenageando um homem que deu a sua vida por ela”.

O reitor também destacou o papel social do Festuern, junto às comunidades em que atua, bem como seu papel transformador e incentivador. “O Festuern já descobriu para o Rio Grande do Norte inúmeros talentos, mas também já transformou a vida de muita gente, de estudantes, de professores, de famílias inteiras. E esse é seu grande legado. Temos muitos relatos de alunos que mudaram de postura em sala de aula devido ao incentivo do Festuern; alunos de escolas públicas do interior do nosso Estado que encontraram nesse festival uma forma de se expressar, e de se encontrar.”, afirmou.

O Festuern é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão da UERN, através da Diretoria de Educação, Cultura e Artes, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró, TCM, Bauducco, Edmilson Serigrafia e Projeto Cine Sertão.

O Festuern está consolidado como maior festival de teatro escolar do Rio Grande do Norte, alcançando números impressionantes. Ao longo de suas edições, o festival obteve um público de aproximadamente 78 mil pessoas, 10 mil alunos-atores, 660 professores da rede pública de ensino, 230 participações de escolas, 330 apresentações e milhares de quilos de alimentos arrecadados.

Estiveram presentes à solenidade de lançamento o idealizador do Festuern, o aposentado Felipe Caetano; o vice-reitor da UFERSA, José Domingues Fontenelle; o diretor do IFRN/Mossoró, Jailton Barbosa; o vereador de Mossoró, Francisco Carlos; secretários municipais de Mossoró e comunidade acadêmica da UERN. Os convidados foram recepcionados pelo multiartista Airton Cilon.


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário