Seguidores

domingo, 17 de setembro de 2017

OS ALVES DE MELO E A LENDA DO CARVOEIRO: HISTORIADORDE MOSSORÓ PESQUISA FAMÍLIAS DO ALTO OESTE

Por  Franklin Jorge

Há mais de 20 anos estudando as primitivas famílias da região da zona oeste, tendo publicado alguns trabalhos sobre genealogia: “Os Vitorinos da Caieira”, “Lunário Perpétuo – um veio dos Nunes Reis”, “Delmiro Rocha – história, origem e descendência”, Misherlany Gouthier, procurou através deste livro - “Os Alves de Melo e a Lenda do Carvoeiro” traçar a árvore genealógica da família Daniel, de Almino Afonso, com ramificações em Patu e em algumas cidades da Paraíba.


Remonta o novel título a origem do famoso bandoleiro Jesuíno Alves de Melo, por alcunha Jesuíno Brilhante, que tendo se tornado um “fora da lei”, deixou seu nome registrado nos anais da história do cangaço. Se aprofundando nos seus ancestrais, o autor identificou o seu parentesco com Jesuíno Brilhante, derimindo algumas dúvidas e trazendo à tona novas informações a cerca do Brilhante, bem como contextualiza no tempo e no espaço vários temas e assuntos de interesse da sociologia e da genealogia.

Daniel Alves de Melo, patriarca da família Danié, como é tratada popularmente, tendo nascido no Tuyuyu, lugar-tenente dessa família, que possui suas origens na Paraíba e no Ceará entrelaçada com os Alves Maia, Nascimento, Andrade. Constituiu uma prole de 19 filhos, advindos de três casamentos. Por volta de 1900 se radicou na Caieira, no sítio Carvoeiro, onde construiu as bases de sua família e onde ficou conhecido no reduto que formaria o maior núcleo populacional dessa gens, sertanejo da velha estipe, moldado nos velhos tratos patriarcais.

O livro resgata a história do patriarca desde seu nascimento por volta de 1867, trazendo em seu escopo uma vasta gama de informações aguerridas em pesquisa de campo, bibliográfica, cartórios, igrejas e inscrições tumulares, num desmedido esforço à pesquisa histórica e genealógica.

Patrocinado pela Prefeitura Municipal de Almino Afonso, terra natal do autor, se caracteriza como um dos trabalhos de maior fôlego nos últimos 10 anos, tendo levado cerca de 15 anos para ficar pronto.
O Lançamento acontece durante a Semana de Cultura do município e dos festejos do padroeiro da cidade Sagrado Coração de Jesus, no dia 16 de setembro, as 20:40h, na praça Aurino Carlos, centro.


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário