Seguidores

terça-feira, 19 de setembro de 2017

SEBASTIÃO PEREIRA E SILVA “SINHÔ PEREIRA”.

Por Geraldo Júnior 

Breve resumo.

Antigo comandante de Lampião.

Sebastião Pereira e Silva ou “Sinhô Pereira” como ficou conhecido na história do cangaço, nasceu no dia 20 de janeiro de 1896 na antiga Vila Bella atual cidade de Serra Talhada, no Estado de Pernambuco.


Sinhô Pereira ainda jovem ficou órfão e foi morar com seu tio Manoel Pereira da Silva Jacobina “Padre Pereira”. Em 15 de outubro de 1907 “Padre Pereira” é assassinado e sua esposa dona Chiquinha Pereira (Francisca Pereira da Silva) pede por vingança. O escolhido para vingar a morte de “Padre Pereira” é Né Dadu, irmão de Sinhô Pereira.

Manoel Pereira da Silva Jacobina “Padre Pereira”

Né Dadu dá inicio à vingança contra a família Carvalho, responsável pela morte de Padre Pereira, matando um de seus membros.

Dona Chiquinha

Em 1916 Né Dadu é assassinado por um membro de seu próprio bando. Dona Chiquinha chama seu filho Luiz Padre para se juntar à Sinhô Pereira e dar continuidade à vingança contra os Carvalhos iniciada por Né Dadu.

Sinhô Pereira e Luiz Padre

Sinhô Pereira e Luiz Padre vão para a região do Barro no Estado do Ceará e com o apoio do coronel José Inácio do Barro, que tinha uma filha casada com um membro da família Pereira, formam um pequeno bando cangaceiro.

Coronel José Inácio do Barro

Os vingadores e bando permanecem na região entre os anos de 1917 e 1919 e durante esse período conseguem matar os assassinos de Padre Pereira e Né Dadu.

Padre Cícero

Em fins do ano de 1919 o Padre Cícero do Juazeiro do Norte/CE envia carta ao Major Zé Inácio do Barro pedindo para que Sinhô Pereira e Luiz Padre abandonassem a região e recomeçassem suas vidas.

Sinhô Pereira e Luiz Padre atendem ao pedido do padre e decidem abandonar o cangaço.

Os primos cangaceiros seguem em fuga em direção ao Piauí, porém no trajeto Sinhô Pereira se desprende do bando e passa a ser perseguido, sendo forçado à retornar. Luiz Padre, escoltado, segue em fuga e consegue escapar.

Em janeiro de 1922 Sinhô Pereira retorna para o sertão pernambucano e recomeça o confronto contra os Carvalhos.

No dia 22 de agosto de 1922 na Fazenda Preá em Serrita/Pernambuco, Sinhô Pereira, na época com 26 anos e sete meses de idade, passa o comando de seu bando à Lampião e abandona definitivamente o cangaço partindo em direção ao Estado de Goiás, onde permaneceu por alguns anos até se mudar, juntamente com sua família, para o Estado de Minas Gerais (Lagoa Grande/MG), onde terminou seus dias de vida. 


Sinhô Pereira faleceu no dia 21 de agosto de 1979 na cidade de Lagoa Grande/MG, onde residia.

Geraldo Antônio de Souza Júnior

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=831698130327418&set=a.703792683117964.1073741835.100004617153542&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário