Seguidores

quarta-feira, 13 de maio de 2020

O COITEIRO MANÉ FÉLIX TAMBÉM QUIS CONDENAR UM POUQUINHO A HONRA DA RAINHA DO CANGAÇO MARIA BONITA

Por José Mendes Pereira

Apesar da grande admiração que tenho pelo Mané Félix o último coiteiro que viu Lampião vivo, mas mesmo assim, acho esta Informação meio pruética, como dizia o humorista coronel Ludugero para duvidar de algo. Mas isso é a minha opinião que poderá nem ter nenhum sentido, e nem ficarei chateado se algum dos amigos discordar. Cada um tem a sua visão, e sou apenas um estudante do cangaço sem rumo, sem muito conhecimento e com possibilidades de erros graves sobre o assunto. Afinal, sou humano com mais possibilidade de erros do que acertos. Esta que segue, no 2º. parágrafo, é que é a minha dúvida que foi dita pelo Mané Félix ao saudoso jornalista Juarez Conrado.

Mané Félix: "- Nessa tarde, continuava Mané Féliz, por sinal, depois de "caçoar" com Luiz Pedro, deixando de fazê-lo somente no momento em que se dirigia para o riacho, o bandoleiro, que estava sentado sobre uma pedra deu-lhe uma palmada mais ou menos forte nas nádegas, fazendo-a correr na direção do pequeno córrego, enquanto Lampião que a tudo assistia, sorriu como se nada tivesse acontecido".

A minha pessoa acredita plenamente na honestidade de Maria Bonita. Ela jamais seria uma mulher vulgar que se entregava, excero ao seu companheiro capitão Lampião. Naquele episódio da Cristina que traiu o seu companheiro Português com o Jitirana era queria que a Cristina fosse assassinada para não deixar o Português desonrado.

Veja o que falou Adriana Negreiros no seu livro: 

"O código de conduta era totalmente machista. Uma mulher que cometesse um adultério era morta; o homem, não. As mulheres até incentivavam que as outras fossem punidas. Havia suspeita de que (a cangaceira) Cristina, por exemplo, tivesse um caso com outro cangaceiro. Maria foi uma das que mais apoiou que ela fosse morta, como ela de fato foi".

Clique neste link para conferir a minha informação escrita pela escritora Adriana Negreiros cearence: 


Ainda Mané Félix: "- "Muito prosista e conversadeira.  Brincava bastante com alguns dos bandoleiros, pelos quais era respeitada, apesar de muitos deles levarem essa brincadeira mais além, como Luiz Pedro, por ela chamado de “Caititu”, e que gozava da maior confiança e intimidade da mesma e do próprio Lampião, seu compadre".

O coiteiro Mané Félix descreveu Maria Bonita como uma mulher baixinha, toda redondinha, uma carinha bonita e com dois olhos pretos e grandes, morena clara, cabelos negros e lisos, quadris relativamente largos, cintura fina, tendo os braços e pernas roliços e muito bem feitos. 

Não tenho como duvidar desta 2ª. informação no 4º. parágrafo e acho mais do que corretas as características de Maria Bonita  ditas por Mané Félix. 

Algumas informações que eu as coloquei no meu pequeno texto foram adquiridas no blog Lampião Aceso comprovadas no link abaixo, e este é administrado pelo pesquisador do cangaço Kiko Monteiro. 

O texto foi organizado pelo pesquisador e colecionador do cangaço Dr. Ivanildo Alves da Silvera. 

Se quiser apreciar o texto por completo clique neste link abaixo.

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2009/11/perolas-delirios-literarios-ou-seu-doto.html 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário