Por João Filho de Paula Pessoa
Meia Noite foi um dos cangaceiros mais valente, corajoso e destemido que já houve, era de uma valentia desmedida e de uma coragem sem tamanho. Sua coragem e destemor ao perigo lhe acompanhava desde criança, como se não conhecesse o medo. Quando adulto, já andava no bando de Sinhô Pereira e passou a acompanhar Lampião no Cangaço.
Certa vez, em 1924, após alguns dias do ataque à cidade Souza/PB, no acampamento do coito, ao amanhecer sentiu falta de seu dinheiro e logo acusou Livino, irmão de Lampião de ter-lhe roubado, Antônio irmão mais velho de Lampião tomou a defesa de Livino e também foi afrontado valentemente por Meia Noite, que não se intimidou e continuou acusando Livino de ter-lhe roubado e gritou para todos ouvirem que eles, Livino e Antônio, não passavam de ladrões e que se Livino não lhe devolvessem seu dinheiro, o mandaria para o inferno ali mesmo.
Lampião vendo a fúria de Meia Noite e sabendo da fera que ele era e do que ele era capaz, interveio na discussão e perguntou-lhe quanto de dinheiro seu tinha desaparecido e lhe ressarciu toda a quantia reclamada de seu próprio dinheiro, mas disse que diante da intriga criada, ele não poderia mais permanecer no bando e pediu que ele abandonasse o grupo, que se desequipasse, entregasse as armas e fosse embora.
Meia Noite então falou para Lampião, seus irmãos e para todo o bando que acompanhava apreensivo àquela confusão, que de sua arma ele não se separava, nem de seus equipamentos e que, se no meio daquela cabroeira toda tivesse homem, que este lhe fosse tomar suas armas, fato que ninguém se atreveu a fazer, nem mesmo Lampião ou seus irmãos e assim Meia Noite foi embora do bando, altivamente, levando consigo seu dinheiro, suas armas e seus equipamentos, esbravejando impropérios com todos, sem sofrer nenhum incômodo.
oão Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce., 17/09/2020.
Obs:
Nossos Contos também são contados em vídeos no YouTube - Canal Contos do
Cangaço. https://www.youtube.com/channel/UCAAecwG7geznsIWODlDJBrA
Nenhum comentário:
Postar um comentário