Por Beto Rueda
Lampião, ao atravessar o Rio São Francisco em direção a Bahia, conheceu muitos homens dispostos que fizeram parte seu grupo. Entre eles, Zé Sereno.
José Ribeiro Filho nasceu em vinte e dois de agosto de 1913, nas proximidades de Chorrochó, na época município de Curaça - Bahia.
Seu pai, José Ribeiro dos Santos, faleceu meses depois do seu nascimento. A mãe, Lídia Maria da Trindade, era irmã dos cangaceiros conhecidos como os Engrácias, Antônio e Cirilo, e também do conhecido Cionário, cujos filhos Antônio e Luiz foram igualmente cangaceiros. Outro irmão de Lídia era vulgarmente chamado de Faustino Mão de Onça e pai do afamado Zé Baiano, o ferrador.
Zé de Lídia, como era chamado, teve vários irmãos: Rufino, o mais velho, deixou a casa para constituir sua própria família. Pobre, não tinha condições de ajudar nas despesas da casa da mãe. Antão, sentou praça na polícia, destacado para a vila de Capim Grosso. Também não deu nenhum apoio a viúva. Matias, caiu no mundo e sumiu. Leocádio, morreu cedo. Zeca, de saúde frágil, esteve muito tempo adoentado. As irmãs eram três, Lúcia, Otília e Luiza.
Na sua infância sofrida e sem perspectivas, fazia pequenos serviços para ajudar no sustento de casa. Comprava e vendia peles de bode e outros pequenos negócios. Com quinze para dezesseis anos passou a montar burros bravos e andava pelos matos a procura de reses desgarradas, ficando entre a vida de domador e vaqueiro.
Por motivo da doença de Zeca, mudaram-se para Capim Grosso, onde morava seu irmão Antão, que os recebeu com indiferença, negando-lhes qualquer auxílio. José, ainda adolescente, ficou com a responsabilidade do sustento familiar. Trabalhou muito, não enjeitava serviço.
Depois de mais um período enfermo, Zeca não resistiu e também faleceu.
O tempo passou e Zé de Lídia, após uma briga feia com um soldado de nome Lau, jurado de morte e aconselhado por amigos, resolveu procurar um coiteiro dos tios e entrar para o bando cangaceiro de Antônio e Cirilo de Engrácia.
Chegou em casa e contou para a mãe que ia participar de uma novena em um sítio distante. A velha deu a benção ao filho, jamais imaginou que seria a última vez, a despedida.
Durante o tempo em que resolviam sobre o destino de José, aconteceu o assassinato do seu tio Antônio, morto pelo próprio irmão Cirilo, que ficou como líder.
Acompanhado pelo coiteiro, seguiram em direção as caatingas existentes da fazenda Retiro. Quando chegaram na metade do caminho, o coiteiro tomou outra direção e ensinou José o caminho a seguir, para encontrar os outros cabras que o levariam até Cirilo. José desarmado, ficou esperando no lugar combinado.
Logo depois apareceram dois primos seus, Sabonete e Manoel Moreno, que tinham entrado no grupo dias antes. Deram a ele uma Mauzer e os três foram ao encontro de Cirilo. Era o princípio do mês de junho, de 1931.
No dia seguinte ao seu ingresso, foram encontrar Lampião que estava acoitado no Raso da Catarina. Zé Baiano apresentou o rapaz ao chefe maior.
Meses depois, Lampião seguiu para Pernambuco e Cirilo ficou com os seus parentes, Manoel Moreno, Zé Sereno e Jararaca. Após alguns dias de viagem, José se desentendeu seriamente com Moça, companheira de Cirilo. O tio, que tinha ido buscar algumas encomendas de um coiteiro, quando voltou, tomou as dores da amada e foi tirar satisfação com o sobrinho, querendo bater. José manobrou o fuzil e disse: - Me bate e eu não conto os buracos!
Jararaca e Manoel Moreno ficaram atrás de Sereno cobrindo-lhe as costas, afirmaram o seu apoio ao primo.
Resolveram deixar o tio. Viajaram os três e nunca mais encontraram o parente.
Esse foi o início da ascensão. Desse dia em diante não era mais o Zé de Lídia e sim o destemido Zé Sereno, chefe de grupo. Era o ano de 1932.
- Julho de 1935 - Morre Cirilo de Engrácia, tio de Zé Sereno.
- 1936 - Visita de Zé Sereno e Mariano a fazenda Barra do Ipanema em Alagoas.
- 07 de junho de 1936 - Morte de Zé Baiano e seus três cabras no lugar Alagadiço, Sergipe.
- 1936 - Zé Sereno une-se a Sila em Sergipe.
- Agosto de 1936 - Zé Sereno e Lampião prendem Dao de Chico Carvalho.
- Janeiro de 1937 - Os irmãos de Sila entram no grupo de Zé Sereno.
- 1937 - Tiroteio na lagoa do Crauá ou fogo da lagoa de João Domingos, ferimento do cangaceiro Novo Tempo, irmão de Sila.
- Junho de 1937 - Nasce João do Mato, primeiro filho de Zé Sereno e Sila.
- 1937 - Zé Sereno e seu grupo entram na vila de Gado Bravo, Sergipe.
- 1937 - Zumbi, um dos cabras de Zé Sereno, é morto no tiroteio da fazenda Salobro.
- Junho de 1937 - Morre Manoel Moreno, primo de Zé Sereno.
- 28 de julho de 1938 - Angico: morte de Lampião, Maria Bonita e mais nove companheiros. Zé Sereno e Sila que estavam presentes, conseguem escapar.
- Agosto de 1938 - Tiroteio em Pinhão, Sergipe.
- Fins de agosto de 1938 - Entrega de Zé Sereno comandando vinte e seis cabras em Serra Negra, Bahia.
- 1938 - Zé Sereno e outros cangaceiros ajudam na perseguição dos grupos de Corisco e Ângelo Roque, o Labareda.
- 1939 - Zé Sereno e outros cangaceiros são levados a Salvador, para prestarem depoimentos.
- 1939 - Vinte dias depois Zé Sereno e seus companheiros retornam, a cidade de Geremoabo.
- Fins de 1939 - O capitão Aníbal aconselha Zé Sereno a deixar a região onde vivera como chefe de grupo.
Após deixarem o cangaço, Zé Sereno e Sila andaram pelo Sul da Bahia, Minas Gerais, interior de São Paulo, retornaram a Minas Gerais e finalmente mudam para a capital paulista em 1945, onde fincam raízes e formam família.
Em dezesseis de fevereiro de 1981, Zé Sereno, um personagem real, figura controversa e importante para o estudo do tema cangaço, que percorreu as caatingas dos Estados da Bahia e Sergipe como chefe de grupo de Lampião, morre de infarto no Hospital Municipal de São Paulo.
REFERÊNCIAS:
ARAÚJO, Antônio Amaury Corrêa de. Gente de Lampião: Sila e Zé Sereno. São Paulo: Traço, 1987.
ARAÚJO, Antônio Amaury Corrêa de. Lampião: As mulheres e o cangaço. 2.ed. São Paulo: Traço, 2012.
https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=1873591069471667%2C1870742289756545%2C1873475336149907%2C1873471126150328%2C1873468599483914¬if_id=1615197969346200¬if_t=group_activity&ref=notif
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário