Seguidores

segunda-feira, 10 de maio de 2021

O CABELEIRA - FILME - ARCEBURGO 1963

 

https://www.youtube.com/watch?v=fxFoNIUKX6A&t=56s&ab_channel=ReinaldoCarvalho

Reinaldo Carvalho

O filme "O Cabeleira" (1963), foi dirigido por Milton Amaral, com roteiro regionalista baseado no famoso livro de Franklin Távora, cuja trama se passa no Pernambuco do século 18. “O Cabeleira” conta a história de Zé Gomes (O Cabeleira) e seu pai, Joaquim Gomes, ambos cangaceiros do Nordeste, e suas desventuras por Pernambuco. O chefe do grupo de cangaceiros tenta fazer do filho um bandido tão temido como ele próprio, contrariando a boa índole do garoto. Este cresce e o conflito entre suas convicções (reavivadas pelo reencontro com uma antiga namorada) e o mundo violento de seu pai leva a uma sucessão de batalhas em que o bem e o mal se equivalem. É considerada uma das maiores obras literárias de Franklin Távora, além de uma das obras pioneiras no romance regionalista nordestino. 

As locações do filme se deram na cidade de Arceburgo, em Minas Gerais, e Mococa, em São Paulo. As cenas tomadas em Arceburgo ocorreram no bairro da Várzea, nas matas e pastos das Fazendas Cachoeira e Itaguassu e nas margens do Rio Ribeirão da Onça. A antiga “Casa da Cerveja Birreria” (hoje, órgão cultural extensivo do Instituto Histórico e Cultural de Arceburgo) foi palco do filme. O imóvel de propriedade do senhor Waldomiro Modesto (hoje comércio e moradia dos nordestinos); a ponte de Madeira antes do rio ser desviado (onde hoje se situa a residência do ex-vereador Néno) e a alameda da Avenida da Saudade também foram protagonistas nas filmagens em Arceburgo. 

As cenas de banho do filme (e outras tantas) ocorreram nas margens do Rio Ribeirão da Onça, em terras das Fazendas Itaguassu e Cachoeira. O filme contou com a participação de numerosos figurantes arceburguenses, bem como da participação de integrantes da Banda Fortaleza. Em 1968, o filme foi comercializado na Itália, com o título "Se Incontri Sjango, Cercati un Posto per Morire" ("Se Encontrar Django, Procure um Lugar para Morrer"). 

Na Itália, o filme ganhou nova trilha sonora produzida pelo Maestro Piero Umiliani, e um pôster foi editado mais ao estilo do western spaghetti, com o que parece ser um pistoleiro mexicano em destaque ao invés do cangaceiro. Este pôster e outros foram acrescidos no inicio do filme. Fotos originais da película, semelhantemente foram acrescidas no fim do vídeo. 

O CABELEIRA, filme. Ano: 1963 Direção: Milton Amaral Produção: Produtora e Distribuidora de Filmes Ltda. - Prodifilmes Roteiro: Ody Fraga (roteiro), Franklin Távora (romance) Fotógrafo: Laerte T. Costa Gênero: Drama/Faroeste Origem: Brasil Duração: 86 minutos Tipo: Longa-metragem Elenco: Lamartine Cardoso, Enoque Batista, Nelson Camargo, José Carlos, Yuri Caster, Ruth de Souza, John Doo, Francisco Egídio, Madalena Ferreira, Marlene França, Diva Lobo, Nelcy Martins, Nelson Teixeira Mendes, José Moreira, Diva Padoim, Milton Ribeiro. OUTROS VÍDEOS DE ARCEBURGO PODEM SER VISTOS AQUI: https://www.youtube.com/channel/UCi4k...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário