Seguidores

segunda-feira, 10 de maio de 2021

CARACOL

 Clerisvaldo B. Chagas, 8 de maio de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica:2.528

Não, não é o caracol dos seus cabelos, é a serra do Caracol no município de Santana do Ipanema. Estar encravada após os povoados São Félix e Óleo. Faz parte da região serrana e foi citado como marco de sesmaria no primeiro documento que se conhece sobre o nosso município. Sua denominação, ao contrário do que muita gente pensa, vem da sua forma física avistada de cima, parece com um caracol. Como quase todas as elevações da parte serrana, a serra do Caracol é bastante habitada e apresenta boa cultura frutífera, como a manga, por exemplo. Havia olhos d’água na região, inclusive, fontes da chamada água mineral.  Atualmente, o Povoado São Félix funciona como abastecedor e socorrista daquela área, cumprindo assim o seu papel de intermediário entre o campo e a cidade.

Informações dão conta de que o Óleo, quase encostado a São Félix, de quatro ou cinco casinhas e terreno esburacado de olaria, cresceu, desenvolveu, virou povoado e faz séria concorrência a São Félix, antigo povoado Quixabeira Amargosa. Ambos usam a boa política de levar benefícios para esses aglomerados que terminam de extrema utilidade para o restante dos entornos, a exemplos de escolas, postos de saúde, ambulância e investimentos particulares no pequeno comércio que caracteriza um povoado.  Quem pretende conhecer esses lugares, deixa a cidade de Santana do Ipanema pelo Bairro São Vicente, passando pelo Santuário de Nossa Senhora Guadalupe, sempre seguindo em frente até pegar uma estrada de terra que leva à serra do Caracol.

Caso o amigo ou amiga queira conhecer mais a zona rural, naquela direção, passando serras e grotas poderá chegar em ponto muito distante de inscrições rupestres no sítio Pedra Rica. Não tem tantas coisas assim, mas as inscrições que são encontradas nas abas de um grande lajeiro podem deixar qualquer pessoa satisfeita. Daí originou-se o nome do sítio Pedra Rica, pois se acreditava que as inscrições indígenas indicavam um tesouro escondido, porém a riqueza são as próprias inscrições na pedra.

Diversos pesquisadores têm chegado até ali, vindo dos mais diferentes estados, mas ficam “batendo fava” diante dos estranhos desenhos. Pode-se chegar à Pedra Rica também seguindo pela cidade e município de Dois Riachos...

Mas, primeiro beba uma água fria na serra do CARACOL.

INICIE A JORNADA PELO SANTUÁRIO DE N. S. DE GUADALUPE, NO BAIRRO SÃO VICENTE. (FOTO: LIVRO 230/B. CHAGAS).

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/05/caracol-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário