Seguidores

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

DUAS IMAGENS PROVÁVEIS DE PAE VELHO.

 Por Rubens Antonio

Em 1925


Adendo: 

O professor, escritor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio, nos diz que: O morto que tinha o apelido de Pae Velho e foi assassinado juntamente com o cangaceiro Mariano Laurindo Granja e Pavão, seria outro Pae Velho, apelido comum à época.

Um pouco sobre o cangaceiro Mariano:

Dr. ivanildo Alves da Silveira

O pesquisador e colecionador do cangaço Dr. Ivanildo Alves da Silveira nos diz que: o cangaceiro Mariano Laurindo Granja nasceu em 1898 em Afogados da Ingazeira (terra também do ex-cangaceiro Antonio Silvino), no Estado de Pernambuco. 

Mariano, Pai Velho e Pavão

Entrou para a “Empresa de Cangaceiros lampiônica & Cia" no ano de 1924. Foi um dos poucos que em Agosto de 1928 cruzou o Rio São Francisco em companhia do capitão Lampião em direção à Bahia. Esta fera faleceu no dia 10 de outubro de 1936, entre os municípios de Porto da Folha e Garuru, sendo esta região conhecida como Cangaleixo.

Informação ao leitor: A legenda desta foto não condiz com a verdade. O cangaceiro que foi morto com Mariano foi o Pavão e não o Zepelim. O Zepelim foi assassinado no dia 22 de abril de 1937, nas terras da Fazenda Arara, no município de Porto da Folha, no Estado de Sergipe. 

Tenente Zé Rufino

A Força Policial que o assassinou era da Bahia, e tinha como comandante o policial José Osório de Farias, o afamado Zé Rufino. Ele nasceu em São José do Belmonte, no Estado de Pernambuco, no dia 20 de Fevereiro de 1906, e faleceu na cidade de Jeremoabo, no dia 20 de Fevereiro de 1969). Era chamado também de "O Matador de Cangaceiros" por ter matado muitos deles.

http://cangaconabahia.blogspot.com/2018/02/duas-imagens-provaveis-de-pae-velho.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário