Por José de Paiva Rebouças
Depois do confronto, os cangaceiros decidiram passar longe de Vila de Vitória. Lampião estava contrariado com a resistência e se dirigia a Massilon.
Massilon Leite, capitão Lampião e Sabino Gomes. - http://honoriodemedeiros.blogspot.com/2011/06/massilon-conhece-lampiao.html
Retornaram com os assaltos na fazenda Lajes, onde fizeram reféns o rendeiro João Bevenuto e seu irmão Emídio.
Agropecuarista
Francisco Germano da Silveira, sequestrado na Fazenda Poço de Pedras. - http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com/2016/10/sequestro-de-um-potiguar-pelo-bando-de.html
Conquistaram o sítio São Bento e Poço de Pedras, de propriedade de Francisco Germano da Silveira, preso por dez contos de réis.
Atacaram a fazenda Caricé, do capitão Marcelino Vieira, que tinha se evadido com a família. Na fazenda Morada Nova, surpreenderam o proprietário Antônio Januário de Aquino.
Casa da Fazenda
Morada Nova, zona rural de Pau dos Ferros – RN – Foto – Rostand Medeiros.- https://tokdehistoria.com.br/tag/pau-dos-ferros/
Preocupado com as filhas adolescentes Raimunda, Arcanja e Maria, expressou aflição. Foi atendido, mas teve que disponibilizar dinheiro e comida para a cabroeira.
Casa de Antônio Januário, tomada por Lampião como parada no Alto Oeste - https://tokdehistoria.com.br/tag/lampiao-no-rio-grande-do-norte/
Em terras do município de Martins, saquearam o sítio Ponta da Serra. O agricultor Francisco Dias foi pego de guia e obrigado a conduzir a tropa até a fazenda Morcego de Manoel Raulino de Queiroz, que foi espancado junto com a esposa. Um filho conseguiu fugir e foi baleado, mas escapou por sorte.
Em seguida, invadiram os sítios Ribeiro, Pintada, Garrota Morta e Corredor. O agricultor Manoel Barreto Leite cruzou o caminho dos cangaceiros e foi pego de refém por 50 contos de réis.
No sítio Buraco, espancaram e fizeram refém o fazendeiro Sebastião Ferreira de Freitas e Sebastião de Marcolino. No sítio Carnaubinha tomaram o cavalo de Manoel Ricarte e assaltaram Olínto Martins e Francisco Ferreira. De lá, cruzaram o sítio Cajueiro, maltratado os moradores, e mais à frente, prenderam como guias o tangedor de rebanho João de Doca e um companheiro.
Continuarei amanhã.
Fonte - Revista Brava Gente do Jornal de fato.com
Página 15
Mês Junho de 2022.
Digitado e Ilustrado por José Mendes Pereira - administrador deste blog.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário