Seguidores

sábado, 25 de junho de 2022

LAMPIÃO NO RN, MEDO TERROR E SANGUE - PARTE III - MOSSORÓ ERA O DESTINO

 Por José de Paiva Rebouças


Depois do confronto, os cangaceiros decidiram passar longe de Vila de Vitória. Lampião estava contrariado com a resistência e se dirigia a Massilon.

Massilon Leite, capitão Lampião e Sabino Gomes. - http://honoriodemedeiros.blogspot.com/2011/06/massilon-conhece-lampiao.html

Retornaram com os assaltos na fazenda Lajes, onde fizeram reféns o rendeiro João Bevenuto e seu irmão Emídio. 

Agropecuarista Francisco Germano da Silveira, sequestrado na Fazenda Poço de Pedras. - http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com/2016/10/sequestro-de-um-potiguar-pelo-bando-de.html

Conquistaram o sítio São Bento e Poço de Pedras, de propriedade de Francisco Germano da Silveira, preso por dez contos de réis.

Capitão Marcelino Vieira - https://tokdehistoria.com.br/tag/marcelino-vieira/

Atacaram a fazenda Caricé, do capitão Marcelino Vieira, que tinha se evadido com a família. Na fazenda Morada Nova, surpreenderam o proprietário Antônio Januário de Aquino.

Casa da Fazenda Morada Nova, zona rural de Pau dos Ferros – RN – Foto – Rostand Medeiros.- https://tokdehistoria.com.br/tag/pau-dos-ferros/

Preocupado com as filhas adolescentes Raimunda, Arcanja e Maria, expressou aflição. Foi atendido, mas teve que disponibilizar dinheiro e comida para a cabroeira.

Casa de Antônio Januário, tomada por Lampião como parada no Alto Oeste - https://tokdehistoria.com.br/tag/lampiao-no-rio-grande-do-norte/

Em terras do município de Martins, saquearam o sítio Ponta da Serra. O agricultor Francisco Dias foi pego de guia e obrigado a conduzir a tropa até a fazenda Morcego de Manoel Raulino de Queiroz, que foi espancado junto com a esposa. Um filho conseguiu fugir e foi baleado, mas escapou por sorte.

Em seguida, invadiram  os sítios Ribeiro, Pintada, Garrota Morta e Corredor. O agricultor Manoel Barreto Leite cruzou o caminho dos cangaceiros e foi pego de refém por 50 contos de réis.

No sítio Buraco, espancaram e fizeram refém o fazendeiro Sebastião Ferreira de Freitas e Sebastião de Marcolino. No sítio Carnaubinha tomaram o cavalo de Manoel Ricarte e assaltaram Olínto Martins e Francisco Ferreira. De lá, cruzaram o sítio Cajueiro, maltratado os moradores, e mais à frente, prenderam como guias o tangedor de rebanho João de Doca e um companheiro.

Continuarei amanhã.

Fonte - Revista Brava Gente  do Jornal de fato.com 

Página 15

Mês Junho de 2022.

Digitado e Ilustrado por José Mendes Pereira - administrador deste blog.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário