Por: João de Sousa Lima
Nessa madrugada morreu Arlindo Grande, o maior vaqueiro da região de Paulo Afonso e um dos grandes coiteiros de Lampião.
Arlindo residia no povoado Várzea, entrada do Raso da Catarina e foi nessa localidade que ele viu Lampião e seu grupo na década de 1930, sendo que depois desse encontro a Várzea se tornou um dos maiores coitos dos cangaceiros e os pais de Arlindo amigos de Lampião e Maria Bonita.
Arlindo Grande em sua residência, na Várzea, Paulo Afonso, Bahia. Ele foi casado com dona Nina, irmã do cangaceiro Bananeira.
O cangaceiro bananeira - Fonte: cangaconabahia.blogspot.com
Em toda região ele ficou mais conhecido como o maior vaqueiro de todos os tempos. Em sua luta com o gado nunca deixou de trazer os animais perdidos dentro do Raso da Catarina, era exímio cavalheiro e entre as caatingas manejava com maestria suas montarias.
João de Sousa Lima, Arlindo e Nicy, próximo à casa dos pais de Arlindo, e onde os cangaceiros faziam os famosos bailes dançantes.
Marcos Passos, Arlindo e João de Sousa Lima
Felipe Marques, Marcos Passos e Arlindo. Pai e filho residentes em Macaé, Rio de Janeiro, estiveram na Várzea conhecendo Arlindo Grande.
Enviado pelo escritor e pesquisador do cangaço:
João de Sousa Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário