Publicado em 31/08/2013 por Rostand Medeiros
Rostand Medeiros, Manoel Severo e Múcio Procópio
Autor –
Rostand Medeiros
Tenho
percebido que ultimamente várias pessoas em Natal estão com uma positiva
preocupação em relação ao que sobrou do antigo patrimônio ferroviário em solo
potiguar. Decidi dar aqui a minha contribuição.
Foi em 1881
que foi inaugurado o primeiro trecho de linhas férreas no Rio Grande do Norte.
Esta linha ligava Natal a São José de Mipibu e em 1883 os caminhos de
ferro chegavam a cidade de Nova Cruz, ao sul de Natal e não muito
distante da fronteira paraibana. Anos depois esta linha chegaria a capital
paraibana e a Recife. Depois esta linha férrea passou a pertencer a companhia
inglesa “The Great Western of Brazil Railway Company”.
Já uma linha
férrea em direção oeste, ao alto sertão potiguar, só ocorreu em 1904 um ano de
grande seca. Foi quando o Governo Federal deu início a construção de uma
linha férrea que ligava a capital potiguar ao município de Ceará-Mirim. Em 13
de junho de 1906, o trecho de 34 quilômetros de extensão foi inaugurado e a
nova Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte (E.F.C.R.G.N.)
estava entrando em operação.
A instalação
desta ferrovia tinha como grande objetivo econômico a interiorização comercial
do Rio Grande do Norte. E a ideia deu certo! Logo ocorreu um crescente aumento
no volume de mercadorias transportadas pela linha e na intensificação dos
trabalhos de expansão da mesma. Já em 1911, a linha férrea havia se expandido
100 quilômetros e outros quase 100 quilômetros estavam em trabalho de
construção. Neste mesmo ano a empresa transportou mais de 16 mil toneladas de
mercadorias.
Com esta
expansão de linhas e da quantidade de material transportado, em 1912 o Governo
Federal autorizou a aquisição de materiais, sem cobrança de impostos,
conforme podemos ver na nota de “A República” daquele ano, pela Companhia de
Viação e Construções, arrendatária da ferrovia.
No ano
seguinte era fabricada a locomotiva mista que aqui trazemos em foto. A empresa
que fabricou foi a Hannoversche Maschinenbau Actien-Gesellschaft vorm. Georg
Egestorff, Linden vor Hannover, cuja fabrica ficava localizada em Linden, uma
localidade próximo a cidade alemã de Hannover. A empresa era conhecida
comercialmente como Hanomag e atualmente, após inúmeras mudanças de
proprietários é a atual Komatsu Hanomag GmbH.
Através de um
decreto lei nº 1.475, de 3 de agosto de 1939, a “Great Western” foi encampada
pela Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, que passou a se chamar
Estrada de Ferro Sampaio Correia, engenheiro responsável pela construção da
estrada. Em 1957, a Estrada Sampaio Correio passa a fazer parte da Rede
Ferroviária Federal.
Hoje,
infelizmente, praticamente tudo que foi desenvolvido para a Estrada de Ferro
Central do Rio Grande do Norte está abandonado.
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do Rio Grande do Norte e marcado Alemanha, Caminhos de ferro,Ceará-Mirim, Estrada
de Ferro Central do Rio Grande do Norte (E.F.C.R.G.N.), Estrada de Ferro
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Western of Brazil Railway Company,
Extraído do blog Tok de História do historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros
http://tokdehistoria.wordpress.com/2013/08/31/a-locomotiva-alema-da-estrada-de-ferro-central-do-rio-grande-do-norte
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