“DIÁRIO DA TARDE” – 19/07/1933 - RIO, 18. (C.E.) Via aérea. O “Diário Carioca” publicou na edição no dia 14 os seguintes telegramas:
BAHIA, 13 – O
bando chefiado por Virgulino Ferreira, vulgo “Lampião”, está novamente pondo em
sobressalto a tranquilidade da família sertaneja baiana.
As cidades que ficam às margens do S. Francisco, limítrofes com o estado da Bahia e Alagoas, aproximadamente já das Águas Belas, em Pernambuco, são quase sempre, o teatro das operações do terrível bandoleiro. Os sertanejos lutam com hostilidades ambientes e vivem agora, de atalaia contra a invasão periódica dos grupos de salteadores. Lampião tinha feito uma trégua. Nesta semana, porém, reiniciou os seus assaltos às fazendas e às vilas distantes.
O governo baiano tem desenvolvido a sua atividade para proteger a família sertaneja. Em trem especial seguiu, para a cidade de Juazeiro, um destacamento do 19º BC, composto de 400 homens a fim de auxiliar a polícia que as acha no encalço de Lampião.
BAHIA, 13. –
Notícias procedentes do interior daqui informam que o bandoleiro Lampião
acompanhado de um grupo de mais de vinte homens, se encontra, novamente, no
território baiano, tendo saqueado as povoações de Bembom e Oliveira, situadas à
margem do rio São Francisco.
A primeira vítima foi à povoação de Bembom, que o bandido atacou de surpresa e, depois de aprisionar o subprefeito local, Sr. Alfredo Nunes de Oliveira, saqueou as casas de comércio e principais residências particulares.
Dirigiu-se, a seguir, à povoação de Oliveira, que fica próxima e teve a mesma sorte.
Fonte: facebook
Página: Antônio Corrêa
Sobrinho - O Cangaço
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário