Seguidores

terça-feira, 24 de novembro de 2015

MUSEU DO SERTÃO APRESENTA: "ESTRIBOS"

Por Benedito Vasconcelos Mendes

ESTRIBOS - São acessórios de sela de cavalo, geralmente de metal, que descem das laterais da sela, um de cada lado do animal, destinados a receber os pés do cavaleiro para montar sobre o animal e para dar mais apoio durante a cavalgada. Ele fica preso à sela pelo loro (correia de couro com fivela, para graduar o comprimento de acordo com o tamanho das pernas do cavaleiro). Existem vários modelos de estribo, mas o mais comum é em forma de arco. 


Eles podem ser feitos de ferro, aço, bronze, latão, cobre, alumínio, flandres, madeira e couro. Os estribos rústicos em forma de casco de cavalo, feitos de madeira, couro ou flandres, eram produzidos por artesãos (marceneiro, ferreiro e seleiro) das vilas e cidades sertanejas. O silhão (sela para mulher) só tinha um estribo, pois, antigamente, as amazonas não cavalgavam escanchadas, elas sentavam de lado sobre a sela, daí só ter necessidade de apenas um estribo para montar no cavalo. 

O estribo para silhão era menor e de fino acabamento, com gravuras em baixo relevo, com motivos florais. Os estribos feitos de latão, no formato de sapato, eram muito usados no passado e hoje são raros e caros para se comprar. 


No passado, os Coronéis do Sertão, e outras pessoas de posse, possuíam estribos e esporas de prata trabalhada, o que lhes davam mais status. Antigamente, a Cavalaria do Exército Brasileiro usava estribos e esporas artisticamente trabalhados.

Informação do http://blogdomendesemendes.blogspot.com:

O Museu do Sertão na "Fazenda Rancho Verde" em Mossoró não pertence a nenhum órgão público, é de propriedade do seu criador professor Benedito Vasconcelos Mendes.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário