Foto: Cortesia Antonio Vilela. - Fonte: Google
Nascido em 16/06/1885 na Fazenda Mandacaru, onde viveu até os 9 anos de idade. Seu pai vende tudo e compra a propriedade Mata Verde. Lá recebeu da professora Lica as primeiras orientações sobre o ABC - que ficou por dois anos dando aula ao garoto.
Aos 11 anos seu pai o levou para o Recife afim de interná-lo num colégio, que devido a saudade imensa do seu pai, voltou para Bom Conselho e ficou estudando com um professo particular.
Em 1905 conheceu a mulher dos seus sonhos e logo lhe fez um bilhete pedindo-a em casamento, ela era filha do Cel. Apolinário Liberato de Melo, o casamento aconteceu em 30 de novembro do mesmo ano, na Fazenda Mata Verde, pois Zé Abílio havia roubado a noiva, já que o pai dela era contra o casamento.
Seu ingresso na política ocorreu quando o Cel. Joaquim Freitas o colocou como chefe político do Distrito.
Vinha surgindo uma nova aurora, em 1911 chegava a Bom Conselho autoridades com a finalidade de organizar o Partido de Dantas Barreto. Também foi organizado o Tiro de Guerra, tendo Zé Abílio como presidente. Aproxima-se a eleição e ele luta juntamente com a família Vilela. Costa Neto torna-se chefe político e Zezé fica em alta, logo depois houve eleição para deputado estadual, tendo o candidato de Zé Abílio vencido, ajuda-o a receber do presidente Venceslau Braz a nomeação de Coronel Comandante, para ficar à frente da 59ª Brigada de Cavalaria, criada em Bom Conselho.
No dia 19/02/1919 torna-se chefe político e delegado de Bom Conselho, por indicação do governador Dr. Manoel Borba. Neste mesmo ano se realizaram as eleições para prefeito e José Abílio, 90 dias antes do pleito, deixa a delegacia e se candidata ao cargo, tendo uma vitória esmagadora. Fez uma administração pacífica e chia de realizações de vulto.
Na eleição seguinte Ulisses Tenório é eleito com o apoio de Zé Abílio, no qual volta novamente ao poder na próxima eleição, disputando com o então pároco da cidade, Padre Alfredo Dâmaso.
Com o golpe de Getúlio Vargas, é nomeado interventor de PE, o Dr. Agamenon Magalhães que nomeia para prefeito de Bom Conselho Josino Vilela.
Tempo depois volta Zé Abílio a ser chefe político de sua terra, tendo direito de fazer nomeações.
Pela 4ª vez foi eleito prefeito e no meio do mandato deixa a prefeitura para ser candidato a deputado estadual, saindo vitorioso com o apoio de governador. Foi morar no Grande Hotel em Recife.
Prefeito 4 vezes, Deputado Estadual 2 vezes pelo PSD em 1951 e 1954, Zé Abílio teve uma valiosa folha de serviços prestados a sua terra, como: instalação dos serviços de abastecimento de água, iluminação pública, construção de praças, trouxe energia elétrica de Paulo Afonso etc.
Faleceu no dia 7 de outubro de 1969, deixando viúva, Ismênia de Cerqueira Ávila e uma única filha, Lindinalva Ávila Tenório.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=558515237683788&set=gm.526823727526576&type=3&theater
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário