Seguidores

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

LAMPIÃO E MOSSORÓ: A DERROTA QUE NÃO ENTROU PARA A HISTÓRIA


Os historiadores não costumam citar o episódio em Mossoró, quando não é ignorado por completo, os dados aparecem distorcidos – no algum de História em quadrinhos Lampião, o autor Klevisson cita a invasão à cidade “litorânea de Mossoró.

Há uma corrente que afirma que o episódio não teve grande relevância histórica, entretanto Palio Gastão esclarece que que a derrota em Mossoró constitui o fim de toda a primeira fase do cangaço e também o início de sua derrota.

“A partir da grande baixa em Mossoró, ele reformulou o seu grupo, passando a aceitar mulheres e mudou o seu eixo de atuação, partindo para a Bahia, Sergipe e Alagoas”, analisa.

Paulo Gastão

Para Gastão, o único indício remanescente do feito mossoroense é a existência da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC, a entidade, com sede na cidade, que congrega mais de 300 sócios (isto na época de 2002) espalhados pelo mundo, já tendo se tornado uma referência em termos de pesquisas do cangaço. “Já temos sócios na Espanha, França, Bélgica, Holanda, EUA e Canadá, e a cada ano cresce o número de pesquisadores premiados dentre os que se dedicam ao tema”, enaltece o pesquisador. 78 anos após a sua morte; Lampião prevalece como o bandido mais procurado do sertão, instigando os curiosos a se aventurarem pelos solos castigados da caatinga em busca de algum vestígio que os ajude a compor a grande colcha de retalhos do cangaço.

Fonte: Gazeta do Oeste
Cidade: Mossoró Rio Grande do Norte
Data: 20 de janeiro de 2002
Ano: ?
Número: ?

Este jornal foi a mim presenteado pelo pesquisador do cangaço e sócio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço Francisco das Nascimento (Chagas Nascimento)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário