Seguidores

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

OS CANGACEIROS LUIZ PADRE E LUIZ PEDRO ESTÃO UM POUCO ESQUECIDOS PELOS PESQUISADORES E ESCRITORES DO CANGAÇO

Por José Mendes Pereira
Luiz Padre está à direita

Eu não sei se estou falando a verdade ou apenas falando por falar, mas acho que dois cangaceiros os quais foram as grandes estrelas do cangaço, Luiz Padre no tempo do cangaço do Sinhô Pereira, e Luiz Pedro no tempo do cangaço do rei Lampião, ambos, quase, não são lembrados na literatura cangaceira.

Eu sei que os escritores e pesquisadores já fizeram muito pela a organização da literatura do cangaço do Nordeste, perdendo tempo pelas caatingas, enfrentando chuva, sol, poeira, fome, sede, com o intuito de encontrarem todas as peças do xadrez do cangaço, mas estão devendo (no bom sentido) as biografias destes dois delinquentes, que pouco aparecem nos escritos cangaceiros.


Luiz Pereira da Silva Jacobina nascido no ano de 1891, nas Ribeiras do Pajeú (São Francisco) Belmonte-PE, de uma família de 5 irmãos, 3 homens e 2 mulheres, filho de Manuel Pereira da Silva Jacobina (Padre Pereira) e Francisca Pereira da Silva (Dona Chiquinha Pereira), neto paterno do Coronel Francisco Pereira da Silva e Ana de Sá, neto materno de Andrelino Pereira da Silva (Barão do Pajeú) e Maria Pereira da Silva. (Venício Feitosa Neves). 

O ex-cangaceiro Luiz Padre era primo primeiro do Sebastião Pereira da Silva o afamado cangaceiro Sinhô Pereira, pois os seus pais eram irmãos. (Moema Covêllo)

Luiz Pedro ou Luiz Pedro do Retiro era pernambucano da localidade chamada Retiro, município de Triunfo-PE. Apesar de ser um cangaceiro afamado poucas informações sobre sua vida foram registradas, apelidado de Caititu por Maria Bonita, que tinha por costume colocar apelidos em todos os componentes do grupo de cangaceiros, foi um dos homens de maior confiança de Lampião. Sabe-se que Luiz Pedro abandonou sua família para entrar definitivamente para o cangaço, e para isso utilizou o próprio nome, e não alcunha (apelido) como era comum entre os cangaceiros, como prova de bravura e coragem, uma vez que teria sua verdadeira identidade conhecida por todos, inclusive por ferozes e implacáveis inimigos. Luiz Pedro era um cangaceiro vaidoso, rico e elegante, dono de muitas joias, ouro e dinheiro, fruto de seus sucessivos assaltos. (Geraldo Júnior).

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário