Seguidores

quinta-feira, 9 de março de 2017

SECAS NO BRASIL - POLÍTICA E GESTÃO PROATIVAS


Encaminho o link para download do livro "Secas no Brasil - Política e gestão proativas", organizado pelos colegas Antonio Rocha Magalhães, Erwin de Nys e Nathan Engle, onde sou um dos co-autores.

Reproduzo aqui a apresentação do livro, para que vocês confirmem o interesse no seu conhecimento:

Este livro trata do Fenômeno das secas no Brasil, de como o Governo e a sociedade brasileira têm reagido ao fenômeno e, especialmente, do esforço realizado nos três últimos anos para consolidar uma política nacional sobre secas.

Publicado originalmente nos Estados Unidos, sob o título “Drought in Brazil: Proactive Management and Policy”, vem agora a lume em português, graças a um esforço conjunto do Banco Mundial e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Esta edição destina-se aos leitores brasileiros, especialmente aos tomadores de decisão e estudiosos que se interessam pelo problema das variações climáticas e secas no País.

Em março de 2013, em Genebra, na Suíça, uma delegação de alto nível do Governo brasileiro, chefiada pelo Secretário de Infraestrutura Hídrica (depois ministro) do Ministério da Integração Nacional, participou da Reunião de Alto Nível sobre Políticas Nacionais de Secas, que ficou conhecida como HMNDP, sua sigla em inglês. O evento, realizado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), reuniu delegações de mais de 80 países e foi um marco importante para a definição de uma nova política para o setor. A Declaração aprovada pelos delegados nesse evento fez um chamamento para que os países adotassem políticas nacionais sobre secas.

O presente livro descreve os desenvolvimentos no Brasil, a partir de então. Contando com a assistência técnica do Banco Mundial e com base na experiência e na transferência de conhecimento de outros países, os brasileiros avançaram com um processo de articulação, capacitação e implementação de uma política nacional de secas cujo primeiro grande resultado foi a implantação de um Monitor de Secas do Nordeste, junto à Agência Nacional de Águas.

O Monitor de Secas já está em pleno funcionamento e pode cumprir sua função de informar aos tomadores de decisão sobre o estado de seca em uma dada região, baseado em informação técnica e na validação de especialistas locais. O texto do presente livro, que representa a contribuição de um grande grupo de especialistas brasileiros e estrangeiros, foi concluído no final de 2015. Embora o livro só esteja sendo colocado à disposição dos interessados no segundo semestre de 2016, os autores optaram por não fazer atualizações, uma vez que o quadro retratado continua válido para todo o período.

O que aconteceu em 2016? No caso do Nordeste, como o próprio texto já previa, aconteceu mais um ano de seca. As discussões no livro já refletiam essa possibilidade, que acabou se concretizando. No caso de São Paulo, contudo, a situação de seca se reverteu. Tendo passado por uma das maiores crises de abastecimento de água, devido à seca de 2014 e 2015, o Sistema Cantareira, que abastece boa parte da água consumida pela Região Metropolitana de São Paulo, retomou condições de regularidade no decorrer de 2016. No Nordeste, espera-se que condições de precipitação em torno ou acima da média histórica retornem a partir de 2017. Caso isso ocorra, é possível que muitos, rapidamente, se esqueçam do fenômeno da seca, mas é certo que ele voltará.

Por isso é tão importante dispor de uma política sobre secas que seja proativa e voltada para reduzir o risco de futuros impactos sociais, econômicos e ambientais, e não, como tem predominado até hoje, uma política que costuma ser mobilizada apenas nos anos críticos. Esperamos que as informações e análises contidas neste livro sejam úteis para todos aqueles que se interessam pela questão das secas no Brasil, quer sejam tomadores de decisão quer sejam pesquisadores ou estudiosos do assunto.

Bom proveito.

Marcos Thadeu Abicalil
Senior Water and Sanitation Specialist
Water Global Practice
SCN Quadra 2 - Lote A, Ed. Corporate Financial Center, sala 702
CEP 70712 - Brasília - DF, Brazil

Para acesso ao documento, entrar no endereço abaixo

FONTE: http://www.suassuna.net.br/2017/03/secas-no-brasil-politica-e.html


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário