Seguidores

sábado, 29 de abril de 2017

AS VERSÕES SOBRE A MORTE DE ANTÔNIO FERREIRA IRMÃO DE LAMPIÃO.

Por Geraldo Júnior

A história do cangaço como sabemos é repleta de mistérios, mentiras e versões e o episódio que envolve a morte de Antônio Ferreira, irmão mais velho de Lampião, não poderia ser diferente.

Antonio Ferreira irmão de Lampião

Existem duas versões sobre a morte de Antônio Ferreira:

1) Apresentada pelo antigo Oficial pernambucano Optato Gueiros no livro “Lampião – Memórias de um oficial ex-comandante de Forças Volantes”, de sua autoria, diz que Antônio Ferreira teria sido baleado durante o combate da Serra Grande ocorrido no dia 26 de novembro de 1926. Optato Gueiros afirma que Antônio Ferreira saiu baleado do confronto e veio a falecer tempos depois em decorrência do ferimento.

Optato Gueiros caçador de cangaceiros

2) A versão apresentada pelo escritor e pesquisador paulista Antônio Amaury Corrêa de Araújo contesta a informação apresentada por Optato Gueiros. 

Escritores Antonio Amaury Correia de Araújo, Frederico Pernambucano de Melo e João de Sousa Lima

Segundo Antônio Amaury a morte de Antônio Ferreira ocorreu no princípio do mês de janeiro do ano de 1926, quando parte do bando de Lampião encontrava-se arranchado na Fazenda Poço do Negro de propriedade do Coronel Ângelo da Gia “Anjo da Gia”, conhecido coiteiro de Lampião. 

Coronel Ângelo da Gia

Na época, a fazenda Poço do Ferro pertencia ao município de Floresta e atualmente está integrada ao município de Ibimirim, ambas cidades pernambucanas. 

Neném do Ouro e seu companheiro Luiz Pedro

Conta Antônio Amaury que o cangaceiro Luiz Pedro estava deitado em uma rede quando Antônio Ferreira pediu para que ele se levantasse para se deitar, ao Luiz Pedro levantar-se da rede bateu com a coronha de seu fuzil no chão, o que ocasionou o acionamento da arma que estava destravada, ferindo mortalmente Antônio Ferreira.

A verdade é que esse assunto ainda vai ser motivo de debates e discussões por muito tempo e acredito que jamais chegaremos a um consenso sobre a veracidade do episódio envolvendo o cangaceiro Antônio Ferreira “Esperança”, irmão de Lampião. Possivelmente seja exatamente os mistérios, mentiras e versões que envolvem o universo cangaceiro que torna a história do cangaço tão fascinante e desperte a cada dia que passa a curiosidade de grande número de pesquisadores e estudiosos em torno do assunto.

E você...

... qual é a sua opinião?

Teria Antônio Ferreira sido realmente baleado durante o combate na Serra Grande e morrido em consequência dos ferimentos ou foi vitimado por um disparo acidental da arma de fogo do cangaceiro Luiz Pedro?

Adendo: http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Na minha humilde opinião a versão apresentada pelo historiador Antonio Amaury é a verdadeira. Por quê? O certo é que não teria sido criada esta história que a arma caiu e assassinou o Antonio Ferreira. 

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo)

http://nlogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário